logo Agência Brasil
Internacional

Cuba e União Europeia firmam acordo de diálogo e cooperação

Da Agência Télam
Publicado em 12/12/2016 - 15:17
Bruxelas
Fachada da Embaixada dos EUA em Havana, Cuba
© Agência Lusa/EPA/Ernesto Mastrascusa/Direitos Reservados

Fachada da Embaixada dos EUA em Havana, Cuba

Com a assinatura do pacto, a UE põe um fim à chamada “Posição Comum” adotada contra Cuba em 1996,Agência Lusa/EPA/Ernesto Mastrascusa/Direitos Reservados

Cuba e União Europeia (UE) assinaram nesta segunda-feira (11), em Bruxelas, Bélgica, sede da UE,
“Acordo de Diálogo Político e Cooperação” entre a ilha caribenha e o bloco econômico europeu. Se trata do primeiro pacto subscrito entre as partes e que põe fim ao bloqueio que desde 1996 impunha  uma relação restritiva e unilateral com Cuba. As informações são da Agência Télam.

"Hoje reconhecemos que há mudanças em Cuba e queremos acompanhar essa mudança econômica e social", disse a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, por ocasião da assinatura do acordo com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez, e 28 chanceleres da União Europeia (UE).

Rodríguez, que defendeu ante seus homólogos europeus o direito de um país escolher seu sistema político e a não ingerência, destacou que o pacto "continuará enriquecendo uma relação histórica e culturalmente intensa" [de Cuba] com os 28 países europeus.

Com a assinatura deste pacto, a UE põe um fim à chamada “Posição Comum” adotada contra Cuba em 1996, que vinculava a cooperação europeia a "melhoras nos direitos humanos" e que o regime de Fidel Castro qualificava de "ingerencista" e "discriminatória".