Ex-militar presa nos EUA agradece Obama por indulto; governo Trump discorda

Publicado em 19/01/2017 - 13:44 Por Leandra Felipe – Correspondente nos Estados Unidos - Estados Unidos

Dois dias depois de ter recebido o perdão do presidente Barack Obama, a ex-militar Chelsea Manning, militar transgênero condenada por vazamento de informações ao site Wikileaks, escreveu em sua conta no Twitter um agradecimento à Barack Obama. O vice-presidente de Donald Trump, Mike Pence, no entanto, disse que a decisão foi "um erro".

“Obrigada @BarackObama por me dar uma chance”, escreveu. Chelsea foi presa em 2013 por ter enviado milhares de documentos secretos à Wikileaks.

Obama decretou a liberdade de Chelsea na última terça-feira (17), depois de o criador do site, Julian Assange, ter prometido aceitar a extradição para os Estados Unidos, caso o presidente norte-americano concedesse clemência à ex-militar.

Na prisão, Chelsea tentou suicídio duas vezes e já havia um pedido para a comutação de sua pena e sua saída do presídio militar em que estava.  Ela passou pelo processo de mudança de sexo no presídio.

Cautela

Após a decisão de Obama, entretanto, os advogados de Assange foram mais cautelosos e disseram que ele não vai se entregar imediatamente.

Julian vive na embaixada do Equador em Londres. Ele havia escrito no Twitter que se entregaria, caso Chelsea Manning fosse liberada. Mesmo assim, os advogados dele informaram que ele deverá se entregar em alguns meses.

Repercussão

O vice-presidente eleito, Mike Pence, comentou a decisão de Barack Obama, sobre o indulto concedido à ex-militar na rede de TV, Fox News. Ele disse ontem (18), que o indulto foi  “um erro” de Barack Obama. “Soldado Manning é um traidor”, disse. E reforçou: “Não deveria ter sido transformado em um mártir”.

Para Pence, as informações disponibilizadas por Chelsea comprometem a segurança do país. Ela enviou mais de 750 mil documentos para o site. O vice-presidente prometeu na rede de TV que o governo Trump vai “proteger os segredos da nação”.

Edição: Denise Griesinger

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

ICMBio reabre amanhã o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará

Portaria suspendeu visitação a unidades de conservação federais em março, para prevenir a disseminação do novo coronavírus. A reabertura respeita as normas dos municípios.

Gasolina
Economia

Inflação de julho foi puxada por preços da gasolina e eletricidade

Segundo IBGE, os combustíveis, de uma forma geral, subiram 3,12%, devido a aumentos de preços no óleo diesel (4,21%), etanol (0,72%) e gás veicular (0,56%).

Comércio de rua em Brasília.
Economia

Inflação oficial fica em 0,36% em julho, diz IBGE

Com o resultado, o IPCA acumula taxas de inflação de 0,46% no ano e de 2,31% em 12 meses, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Mortes por explosão em Beirute sobem para 154

Ministro da Saúde, Hamad Hasan, disse que uma em cada cinco, das 5 mil pessoas feridas na explosão de terça-feira (4), precisou de hospitalização e 120 estavam em estado crítico.

Aplicativo Caixa Tem
Economia

Caixa credita hoje auxílio emergencial para nascidos em junho

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.

Geral

No Rio, deslizamento no morro da Mangueira atinge 12 casas

Defesa Civil isolou a área atingida e equipes aguardam a retirada do material que deslizou para avaliar o estado das casas. Vinte agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal estão a postos.