ETA declara que “já é uma organização desarmada”

Publicado em 07/04/2017 - 20:08 Por Da EFE - San Sebastián (Espanha)

O grupo terrorista basco ETA emitiu nesta sexta-feira (7) um comunicado no qual declara que “já é uma organização desarmada” e que as armas e explosivos que tinha sob seu controle “se encontram em poder da sociedade civil”. As informações são da agência de notícias EFE.

Em uma proclamação remetida depois da meia-noite à emissora britânica BBC e a vários veículos de comunicação bascos, a ETA adverte a comunidade internacional que “o processo não está completo” porque o “dia do desarmamento” estava previsto para este sábado, 8 de abril, e ainda poderiam ocorrer “ataques dos inimigos da paz”.

No entanto, a organização não indica como fez a entrega das armas. O grupo destaca que o desarmamento foi “um caminho duro e difícil”, porque Espanha e França “puseram todos os obstáculos e problemas possíveis”, por estarem “obstinados com o esquema de vencedores e vencidos e juntos na via policial”.

O comunicado foi divulgado poucas horas depois do manifesto emitido por vários intelectuais espanhóis e vítimas da organização no qual criticam a ETA por trocar “as armas de matar pelas armas de mentir” e defendem uma “derrota política” do grupo, além da “militar”, já alcançada.

O manifesto “Por um fim da ETA sem impunidade” adverte para que “os cidadãos de bem não caiam na armadilha midiática urdida” pela organização terrorista, para evitar a impunidade, seu discurso de ódio e a falsificação da história.

As autoridades espanholas têm poucas esperanças de que as armas entregues pela organização ajudem a esclarecer os 224 atentados da ETA ainda sem solução.

Ao longo de mais de 50 anos de atuação, a organização separatista assassinou 856 pessoas, cometeu dezenas de sequestros e extorquiu dinheiro de vários empresários para obter fundos.

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Voltar ao topo da página