Conflito na Ucrânia entra no quarto ano com 1,6 milhão de deslocados
![Agência Lusa Ucrânia](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![epaselect epa04087613 Riot police officers stand opposite anti-government protesters during on-going demonstrations on Independence Square in downtown Kiev, Ukraine, 19 February 2014. Twenty-five people were killed and](/sites/default/files/atoms/image/ucrania.jpg)
Os violentos conflitos na Ucrânia geraram grandes deslocamentos populacionais
A Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), afirmou esta semana que o conflito na Ucrânia entra no quarto ano com 1,6 milhão de pessoas deslocadas e em busca de segurança, habitação adequada e acesso a empregos. A informação é da ONU News.
Segundo a Acnur, "a segurança continua sendo a principal preocupação para quase 800 mil pessoas que vivem perto da chamada “linha de contato”, em Donetsk e Luhansk, no leste do país. Os combates esporádicos nessa região continuam causando danos à infraestrutura civil gerando novas necessidades humanitárias e criando novos riscos de deslocamento.
Em junho, o Serviço de Guarda de Fronteira da Ucrânia registrou mais de 1,1 milhão de pessoas cruzando a linha divisória na região leste. A agência da ONU está preocupada com as dificuldades dos ucranianos em relação à liberdade de movimento, especialmente no momento em que cruzam a linha de conflito.
Acesso limitado
A Acnur cita longas filas e espera nos postos de segurança, onde as pessoas que estão aguardando têm acesso limitado a serviços básicos como água, banheiros e cuidados de saúde. Segundo a agência, isso acaba cria dificuldades para as pessoas com problemas de mobilidade e necessidades especiais, em particular idosos e mulheres com crianças pequenas.
A ONU pediu a todas as partes envolvidas no conflito que garantam a proteção dos civis e dos acampamentos que abrigam os deslocados.
![Logo da Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![ILUM/Divulgação Rio de Janeiro (RJ), 26/11/2024 - Faculdade inovadora de Ciência e Tecnologia seleciona novos alunos. Professora e alunos em sala de aula. Foto: Ilum/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Cachoeiras de Macacu (RJ) 25/11/2024 – Trilha do Jequitibá Rosa, destaque do Parque Estadual dos Três Picos, que recebe monitoramento do Projeto Guapiaçu, da Ação Socioambiental (ASA), para restauração da Mata Atlântica e educação ambiental. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)