logo Agência Brasil
Internacional

Mais de 1,7 milhão de pessoas já chegaram à Meca para peregrinação anual

Da Agência EFE
Publicado em 28/08/2017 - 12:35
RIAD
Centenas de devotos muçulmanos se reúnem na praça de um shopping perto da grande mesquita de Meca
© EFE/EPA/Mast Irham
Centenas de devotos muçulmanos se reúnem na praça de um shopping perto da grande mesquita de Meca

Centenas de devotos muçulmanos se reúnem na praça de um shopping perto da grande mesquita de MecaEFE/EPA/Mast Irham

A Arábia Saudita já recebeu mais de 1,7 milhão de pessoas, sendo 930 mil homens e 804 mil mulheres, para a realização da peregrinação anual à cidade santa de Meca, informou nesta segunda-feira (28)o Departamento Geral de Migrações saudita. A informação é da EFE.

Em comunicado, o departamento detalhou que mais de 1,72 milhão de peregrinos chegaram à terra sagrada, entre eles 88.374 através de vias terrestres, enquanto mais de 1,6 milhão usaram avião e mais de 14 mil viajaram pelo mar. É esperado que este ano participem da peregrinação cerca de 2,6 milhões de pessoas, número superior ao do ano passado, quando 1,8 milhão de peregrinos visitaram Meca.

A peregrinação à cidade, que qualquer muçulmano deve fazer de forma obrigatória pelo menos uma vez na vida, conhecida como "hach", deve ser realizada durante o 12° mês do calendário islâmico. Os atos centrais da peregrinação acontecerão na quarta e quinta-feiras, ainda que os peregrinos costumem chegar vários dias antes às cidades santas da Meca e Medina.

As autoridades sauditas são encarregadas de organizar e supervisionar a peregrinação, um dos cinco pilares do Islã, que a cada ano mobiliza milhões de crentes de todo o mundo.