Ameaça de nova erupção interrompe buscas por desaparecidos no Japão

Publicado em 24/01/2018 - 07:31 Por Da Agência EFE* - Tóquio

Os serviços de emergência interromperam temporariamente, nesta quarta-feira (24), a busca por desaparecidos na estação de esqui do Japão, atingida por uma erupção vulcânica e uma avalanche, após detectar terremotos vulcânicos que poderiam sugerir uma nova erupção.

Bombeiros e policiais continuavam hoje com os trabalhos de resgate de pessoas que poderiam ter ficado soterradas sob a neve perto do vulcão Motoshirane, na província de Gunma, norte de Tóquio, onde ocorreu uma erupção repentina ontem, deixando um morto e pelo menos dez feridos.

A busca foi interrompida depois que novos tremores foram detectados e será retomada quando os especialistas enviados ao local para estudar a erupção determinarem que a situação se estabilizou, informou a emissora estatal NHK.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) insistiu na necessidade de ficar longe do vulcão e manteve o alerta 3, em uma escala de 5 (que recomenda não se aproximar do monte), pois este poderia entrar novamente em erupção e lançar resíduos como os que causaram a morte de uma pessoa.

A agência detectou mais de 600 terremotos vulcânicos ontem, mas não tinha registrado nenhum desde a meia-noite até as 9h (hora local). Depois disso, registrou sete de diferentes magnitudes, segundo as últimas medições publicadas.

A única morte - de um militar, de 49 anos - ocorreu na estação de esqui pela erupção do vulcão próximo e a avalanche quase simultânea.

Mais seis militares que faziam exercícios nos arredores ficaram feridos, da mesma forma que cinco esquiadores, atingidos por detritos vulcânicos enquanto se deslocavam em um teleférico.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias