ONU mostra preocupação com insegurança em áreas de conflito na Colômbia

Publicado em 11/01/2018 - 05:45 Por Da Agência EFE* - Nações Unidas

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou nessa quarta-feira (10) preocupação com a crescente insegurança em algumas áreas que foram afetadas pelo conflito na Colômbia, além de reiterar "pleno apoio" ao processo de paz no país. A informação é da Agência EFE.

O comunicado foi divulgado depois de o tema ter sido analisado em uma sessão que contou com participação do vice-presidente da Colômbia, Óscar Naranjo.

Em nota, o conselho afirma que os seus integrantes avaliam positivamente a "liderança e o compromisso contínuo" de todas as partes envolvidas no processo de paz nos últimos três meses.

O Conselho de Segurança destaca especialmente a "transformação das Farc [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia] de um grupo armado em um partido político" e pede às partes que mantenham o esforço para a "implementação completa do acordo de paz".

Os membros do conselho também compartilharam com o secretário-geral da ONU, António Guterres, a preocupação sobre a crescente insegurança em algumas áreas afetadas pelo conflito. E deram boas-vindas aos esforços do governo para resolver o problema.

O Conselho de Segurança lamentou os ataques feitos pelo Exército de Libertação Nacional (ELN) contra instalações petrolíferas na Colômbia, ao fim do cessar-fogo bilateral firmado entre as partes.

Os ataques levaram o governo do presidente Juan Manuel Santos a determinar o retorno de sua equipe que participa das negociações de paz com o ELN no Equador.

"Confiamos que o governo da Colômbia e o ELN possam recuperar os trabalhos para acertar um cessar-fogo renovado e fortalecido, com o objetivo de evitar a volta do conflito e proteger os avanços humanitários obtidos nos últimos três meses", afirmou o Conselho de Segurança da ONU no comunicado.

As declarações foram feitas no mesmo dia em que a ONU anunciou que Guterres visitará a Colômbia no próximo fim de semana, com o objetivo de apoiar pessoalmente o processo de paz no país.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
 O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anuncia a nova modalidade do programa Corujão da Saúde, durante entrevista à imprensa
Educação

Prefeito de SP diz que volta às aulas na capital não tem data definida

Segundo ele, o retorno presencial poderá ocorrer a partir de 7 outubro, mesma data definida para o retorno pelo governo do estado, nos meses seguintes, ou até em 2021.

exame coronavirus COVID-19
Saúde

Covid-19 já causou mais de 14 mil mortes no estado do Rio

O número de pacientes que se recuperaram da covid-19 no estado do Rio chegou a 156.785. Estão em investigação 985 mortes por possível relação com o coronavírus.

Saúde

Amapá, Ceará e Rio de Janeiro seguem em alerta de uma segunda onda

O Boletim InfoGripe da Fiocruz indica que Amapá. Ceará e Rio de Janeiro mantêm o sinal de retomada do crescimento de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Avião de pequeno porte
Geral

Anac autoriza táxi-aéreo a vender assento individual

As empresas de táxi-aéreo aptas a fazer esse serviço estão listadas no sistema Voe Seguro, e podem ser consultadas no site da Anac. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União.

 Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Prossegue combate a incêndio florestal na Serra dos Órgãos

Hoje é o quarto dia consecutivo que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro atua no combate ao incêndio florestal de grandes proporções no Parnaso.

medicina, hospital, centro cirúrgico, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar
Educação

Governo de SP autoriza retomada dos cursos na área da Saúde

Segundo o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, o objetivo da volta das atividades em cursos da área de saúde é "garantir a formação médica”.