logo Agência Brasil
Internacional

Candidato presidencial das Farc é hospitalizado na Colômbia

Da Agência EFE
Publicado em 01/03/2018 - 19:48
Bogotá
Símbolo do partido das Farc é uma rosa com uma estrela no meio
© EFE/ Divulgação Farc
President of Colombia Juan Manuel Santos (L) and Chief of the FARC Rodrigo Londono Echeverry a.k.a. 'Timochenko' (R) shake hands after signing the new peace agreement 24 novembro 2016

O presidente colombiano Juan Santos(E) e o comandante das Farc, Rodrigo Timochenko, apertam as mãos após assinar acordo de paz em Bogotá Ag. Lusa/ETA/Mauricio Castaneda/Arquivo

O candidato presidencial da Força Alternativa Revolucionária do Comum (Farc), partido político que sucedeu a guerrilha de mesma sigla, Rodrigo Londoño, conhecido pelo codinome de "Timochenko" durante sua época como guerrilheiro, foi hospitalizado nesta quinta-feira (1o) em uma cidade próxima a Bogotá após sentir dores no peito.

Segundo um comunicado da Farc, "o presidente do partido e candidato presidencial Rodrigo Londoño, depois de realizar seus exercícios diários, sofreu uma dor torácica, motivo pelo qual foi levado ao Hospital San Rafael, de Fusagasugá, para uma revisão médica". Fusagasugá é uma cidade situada a 76 quilômetros da capital Bogotá.

Segundo o Conselho Político Nacional das Farc, Londoño, de 59 anos, está "sob observação médica e à espera dos resultados de exames". Além disso, o órgão agradeceu pelas demonstrações de solidariedade que diz ter recebido de distintas personalidades e setores do país.

Esta é a segunda vez que Timochenko é hospitalizado na Colômbia. A primeira foi em julho do ano passado, quando foi internado em uma clínica devido a um acidente vascular cerebral trombótico leve. Dias depois, ele recebeu alta e viajou para Cuba para continuar o tratamento.

Desde 2015, Londoño teve vários problemas de saúde, inclusive em Cuba, situação que então foi classificada pelos membros do secretariado das Farc como um "susto".

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.