Presidente paraguaio recebe chanceleres do Mercosul antes de reunião sobre UE
![Andrés Cristaldo/EFE/Arquivo/Direitos Reservados Os chanceleres do Brasil, Aloysio Nunes (E) e seu homólogo paraguaio Eladio Loizaga, conversam em Assunção](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Os chanceleres do Brasil, Aloysio Nunes e seu homólogo paraguaio Eladio Loizaga, conversam em Assunção](/sites/default/files/atoms/image/636562109067964287.jpg)
Os chanceleres do Brasil, Aloysio Nunes (E) e seu homólogo paraguaio Eladio Loizaga, conversam em Assunção
Os chanceleres do Mercosul se reuniram nesta sexta-feira (16) com o presidente paraguaio, Horacio Cartes, em Assunção, durante uma visita protocolar antes da reunião que manterão na Chancelaria do país, onde abordarão o estado das negociações sobre o tratado de livre-comércio do bloco sul-americano com a União Europeia (UE). A informação é da EFE.
O governante do Paraguai, país que ocupa a presidência semestral pro tempore do Mercosul, recebeu os chanceleres na residência presidencial de Mburuvicha Roga, onde foram apresentados a Cartes pelo chanceler paraguaio, Eladio Loizaga.
Loizaga e os outros chanceleres (Rodolfo Nin Novoa, pelo Uruguai; Jorge Faurie, pela Argentina, e Aloysio Nunes, pelo Brasil), realizarão posteriormente um encontro na sede a Chancelaria para falar das questões estudadas pelos negociadores sul-americanos, que trabalharam dias atrás em Assunção com seus interlocutores europeus da UE.
Após essa reunião, está prevista uma coletiva de imprensa na qual poderão ser divulgados mais dados sobre o estado das negociações. O próprio Loizaga reconheceu ontem (15) que existe um certo "hermetismo" em torno do andamento dessas discussões e falou que "os negociadores têm que estar fechados e têm que queimar o cérebro".
"Uma negociação sempre tem certo nível de confidência, não podemos negociar pela imprensa", acrescentou o chanceler aos jornalistas.
Fechamento
Apesar de as conversas com a União Europeia avançarem com lentidão e a assinatura do acordo de associação ainda não ter ocorrido, ambas as partes acreditam que poderão fechar o acordo o mais rápido possível.
O Mercosul e a UEa negociam desde 1999 um amplo acordo de associação que inclua um tratado comercial, mas as conversas estiveram bloqueadas completamente entre 2004 e 2010 e só foram retomadas em 2016.
* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.
![Vitor Silva/Botafogo Comemoração do gol de Luiz Henrique](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 30/11/2024 – Dia do Evangélico: do culto tradicional ao inclusivo, pastores falam sobre aumento de seguidores e perfil dos fiéis
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Anderson Astor/ICCE Rio de Janeiro (RJ) 30/11/2024 - Empreendedores quilombolas
Foto: Anderson Astor/ICCE](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo, (SP), 22.11.2023 - Fachada de lojas na Avenida Paulista com ofertas da Black Friday. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)