Começa em Cuba sessão parlamentar para escolher presidente do país

Publicado em 18/04/2018 - 11:29 Por Agência EFE - Havana

Cuba iniciou a sessão parlamentar de dois dias que resultará na saída de Raúl Castro da Presidência do país e escolherá seu sucessor. O favorito é o primeiro vice-presidente Miguel Díaz-Canel.

Cuba faz sessão para escolher novo presidente
Cuba faz sessão para escolher novo presidente - Alejandro Ernesto/EFE

Raúl Castro, que foi recebido com palmas, compareceu ao ato acompanhado de Díaz-Canel, ambos vestidos de terno e gravata.

A sessão parlamentar, realizada no Palácio de Convenções de Havana, começou presidida pela titular da Comissão Eleitoral Nacional, Alina Balseiro, como responsável do órgão que representa a Assembleia Nacional entre períodos de sessões.

A abertura da 9ª Legislatura de Cuba e a instalação da Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento) resultante das eleições gerais de 11 de março começou com a leitura dos nomes, um a um, dos 605 deputados eleitos em todo o país.

O passo seguinte da sessão será nomear os membros que integrarão a direção do Parlamento: presidente, vice-presidente e secretário.

Posteriormente, será iniciado o processo para a escolha do Conselho de Estado – o principal órgão de governo em Cuba – pelo qual a Comissão de Candidaturas Nacionais (CCN) apresentará as proposições para presidente do país, primeiro vice-presidente, os vice-presidentes (5), o secretário e demais membros (23).

A votação para esses cargos ocorre hoje, mas os resultados só serão divulgados amanhã (19), anunciaram nesta quarta-feira veículos de imprensa oficiais.

Edição: -

Últimas notícias