Eurodeputados pedem a governos da UE que boicotem Copa da Rússia

Publicado em 20/04/2018 - 06:33 Por Agência EFE - Berlim

Em carta aberta, 60 deputados do Parlamento Europeu, de diversos países, pediram aos governos da União Europeia (UE) que não participem da Copa do Mundo da Rússia, por considerar que sua presença fortaleceria "o caminho autoritário e antiocidental" do presidente Vladimir Putin.

Os deputados, de diferentes grupos parlamentares, pediram para se juntar ao Reino Unido, que após o envenenamento do ex-espião Sergei Skripal disse que não haverá representação britânica por parte da realeza nem de autoridades no Mundial, e ao governo da Islândia, que também não enviará representantes à competição.

 

Parlamento Europeu
parlamento_europeu, por PATRICK SEEGER-EFE

De acordo com publicação desta sexta-feira (20) do jornal Bild, os europarlamentares estão empenhados em "levantar a voz em favor da proteção dos direitos humanos, dos valores democráticos e da paz". Em sua opinião, o ataque contra Skripal em Salisbury é apenas o "último episódio na contínua zombaria" dos valores europeus de Putin.

"Bombardeios indiscriminados a escolas, hospitais e áreas civis na Síria, invasão militar da Ucrânia pela força, pirataria sistemática, campanhas de desinformação, interferência em eleições, tentativas de desestabilizar a nossa sociedade e debilitar e dividir a UE, tudo isso transforma a Rússia em um anfitrião pouco apropriado para o Mundial", afirmam.

Os eurodeputados, de 15 de países, acreditam que o esporte pode contribuir para suspender "pontes metafóricas", mas ressaltaram que enquanto Putin seguir destruindo "pontes reais na Síria" não se pode pretender que o Mundial da Rússia seja um evento esportivo.

"Enquanto Putin seguir ocupando a Crimeia ilegalmente, mantendo presos políticos na Ucrânia e apoiando a guerra no leste da Ucrânia, não podemos fingir que o anfitrião deste torneio é um amável vizinho", advertem os parlamentares, que denunciaram "ameaças" a opositores e jornalistas.

Eles lembram que, três dias depois dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014, Putin invadiu a Ucrânia e alertam que, por isso, desta vez é preciso parar de incentivar "suas graves violações aos direitos humanos".

Edição: Graça Adjuto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Homem produz máscaras caseiras durante a pandemia do novo coronavírus no distrito de Kreuzberg, Berlin, Alemanha
Saúde

Nova Friburgo vai ganhar Centro de Pesquisa e Inovação em EPIs

Objetivo é garantir qualidade aos produtos feitos no Brasil e dar suporte à indústria para adaptação de linhas de produção, uso de tecnologia e capacitação.

Guilherme Arana revela saudade dos jogos
Esportes

Arana projeta boa estreia do Atlético-MG contra o Fla no Brasileirão

Lateral-esquerdo confia nas qualidades do time para um bom campeonato: juventude e velocidade. O primeiro duelo será no domingo, às 16h, no Maracanã. 

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
Geral

STF: teto constitucional incide sobre soma de pensão e aposentadoria

Com a decisão, o valor dos ganhos não pode ultrapassar R$ 39,2 mil, valor do salário dos ministros da Corte, que foi definido pela Constituição como teto.

Supermercado na zona sul do Rio de Janeiro
Economia

Custo da cesta básica caiu em 13 capitais no mês de julho, diz Dieese

Por conta da pandemia, o Dieese suspendeu a coleta presencial de preços e começou a coletar os preços por meio de telefone, aplicativos de entrega, e-mail e consultas na internet.

Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
Saúde

Hospital das Clínicas de Campinas começa testes de vacina contra covid

O Instituto Butantan deve concluir em outubro ou novembro os testes com cerca de 9 mil voluntários em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.