Novo presidente cubano recebe Evo Morales em Havana
O novo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, se reuniu nesta segunda-feira (23) com seu colega boliviano, Evo Morales, que realiza uma visita a Havana para ratificar a aliança entre ambos os países na nova etapa do governo na ilha. A informação é da EFE.
Depois da visita do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no sábado, Morales é o segundo chefe de Estado a desembarcar na maior das ilhas Antilhas após a designação de Díaz-Canel como novo mandatário do país em 19 de abril.
Da mesma forma que seu parceiro venezuelano, Morales foi recebido pelo novo presidente no Palácio da Revolução de Havana, após realizar a tradicional oferenda floral perante o monumento ao herói cubano José Martí.
Em declarações aos veículos de imprensa oficiais, o presidente boliviano explicou que o propósito de sua visita é tratar com Díaz-Canel uma nova agenda bilateral para que o mesmo "siga com o legado de Fidel Castro", assim como abordar temas comerciais e de integração regional.
Morales disse que sua visita é também uma oportunidade para retomar a agenda da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Cuba é um dos principais parceiros da Bolívia e recebe milhares de profissionais médicos da ilha, que prestam serviços aos bolivianos em virtude da aliança entre os dois países.