Rebelião em prisão no México tem 7 policiais mortos e 10 presos feridos
Uma rebelião ocorrida na madrugada de hoje (1º) em uma penitenciária do estado de Vera Cruz, no leste do México, deixou sete policiais mortos e pelo menos 10 réus feridos, informaram autoridades locais.
O motim começou na penitenciária estatal de La Toma, no município de Amatlán de Los Reyes, onde 1.300 detentos exigiram a destituição do diretor e do chefe da carceragem.
Agentes do grupo contra motim da Secretaria de Segurança Pública de Vera Cruz entraram na prisão para tentar controlar a revolta.
O governo estadual, em comunicado à imprensa, informou que, quando entraram no prédio, os policiais foram confrontados por presos que tinham se apropriado de algumas ferramentas de carpintaria e atearam fogo em colchões.
Sete policiais morreram durante a operação. As forças de segurança recuperaram o controle da penitenciária.
Policiais foram vítimas de asfixia
A queima de colchões, segundo a nota, "pode ter provocado asfixia nos policiais". Peritos da Promotoria Geral do Estado estão analisando as causas da morte dos agentes.
Pelo menos dez detentos ficaram feridos durante a operação. Nos arredores da prisão, membros da Polícia Federal, da Marinha, da Polícia Estadual e da Polícia Militar faziam a segurança das instalações para evitar que os familiares dos presos invadissem o local.
Familiares dos presos encararam as forças de segurança e exigiram que o governador Miguel Ángel Yunis chegasse ao local para informar sobre a situação.
O estado de Vera Cruz esteve envolto em uma espiral de violência na última década por conta da presença de cartéis de narcotraficantes.
* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados