Seul e Washington vão interromper manobras militares durante cúpula

A Coreia do Sul e os Estados Unidos decidiram parar suas manobras militares nesta sexta-feira (27), dia da cúpula entre Seul e Pyongyang, a fim de favorecer a aproximação entre os dois, confirmou hoje (25) à Agência EFE, um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano.
"O Exército apoiará totalmente a cúpula intercoreana para que seja realizada em ambiente de estabilidade na fronteira", disse o porta-voz.
Segundo ele, foi decidido que a primeira parte do exercício Key Resolve, que começou na última segunda-feira (23), será concluída hoje e que a segunda parte, que vai aproximadamente mais uma semana, será retomada após a cúpula.
Da mesma forma, os aliados concluíram as manobras Foal Eagle, que começaram no último dia 1º e que foram intencionalmente cortadas pela metade, para durar cerca de um mês e favorecer o atual degelo com a Coreia do Norte, que tradicionalmente sempre condenou esses jogos de guerra. Pyongyang considera que se trata de ensaios para invadir seu território e habitualmente respondeu às manobras com testes de mísseis.
No entanto, este ano o regime expressou, em reunião com autoridades sul-coreanas no mês de março, compreensão em torno da necessidade de que Washington e Seul os realizem.
Os gestos por parte dos dois lados representam importante aproximação. A virada diplomática ocorre na Península Coreana desde janeiro, quando o líder norte-coreano, Kim Jong-un, expressou o desejo de melhorar os laços com o Sul, país com o qual o Norte segue tecnicamente em guerra.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.