logo Agência Brasil
Internacional

Trump autoriza hoje atuação da Guarda Nacional na fronteira com o México

Da Agência EFE
Publicado em 04/04/2018 - 20:27
Washington
Presidente Donald Trump vistoriou protótipos do muro na fronteira com o México
© REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assina nesta quarta-feira (4) um decreto para que os Departamentos de Defesa e Segurança Nacional atuem em parceria com os estados para posicionar militares da Guarda Nacional na fronteira com o México. A informação é da EFE.

"É tempo de agir", disse a secretária de Segurança Nacional, Kristjen Nielsen, ao anunciar a medida na Casa Branca. Ela expressou seu desejo de que a atuação comece "imediatamente" e disse que está em contato com os governadores, que são os que têm competência sobre o corpo de reservistas da Guarda Nacional, embora o presidente dos EUA possa pedir sua assistência em certas situações.

"Faremos isso tão rapidamente quanto seja possível", destacou Nielsen. Sobre o número de guardas convocados, ela afirmou que serão "tantos quanto sejam necessários" para poder fechar as "fissuras" que, segundo sua opinião, existem no atual sistema migratório e permitem a chegada através da fronteira de imigrantes, drogas e criminosos.

O governo americano sustenta que houve um aumento de chegadas à fronteira, mas em 2017 as detenções no limite com o México caíram ao seu nível mais baixo desde 1971, segundo dados oficiais. Mesmo assim, Nielsen apontou o aumento das solicitações de asilo como uma das causas que motivaram a ideia de acionar a Guarda Nacional.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.