Peña Nieto responde a Trump e diz que México nunca pagará pelo muro

Publicado em 30/05/2018 - 06:00 Por Agência EFE - Cidade do México

O México nunca pagará por um muro, "nem agora, nem nunca", afirmou o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, em resposta à declaração do mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, de que esse país vai arcar com a construção da barreira que prometeu na sua fronteira sul.

Em mensagem publicada em conta oficial do Twitter @EPN, às 20h28 (horário local, 22h28 de Brasília), o presidente mexicano se dirigiu pessoalmente ao presidente @realDonaldTrump para assegurar que seu país "nunca" pagará pelo muro.

Peña Nieto assinou com um "Atenciosamente, México (todos nós) sua resposta a Trump, que já ultrapassou os 3 mil retuítes e mais de 5.700 "curtidas".

Trump retomou hoje, em um comício com seguidores em Nashville (Tennessee), a ideia de que será o México que pagará a construção do muro na fronteira e afirmou, além disso, que "gostarão dele".

"Vamos conseguir o muro em qualquer caso. Não quero causar nenhum problema, mas, no fim, o México vai pagar pelo muro", disse o presidente americano aos seus seguidores.

Esta é a primeira vez que o presidente Peña Nieto ldirige uma resposta direta sobre o muro a Trump, desde que ele começou a falar sobre a questão durante a campanha presidencial.

O muro na fronteira e o anúncio de Trump de que o México pagará sua construção, além de questões de imigração e da renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) provocaram atritos no relacionamento entre os dois países.

Por causa desses temas, foram canceladas algumas viagens de Peña Nieto a Washington para se encontrar com Trump.

Os dois presidentes tiveram a primeira reunião em julho do ano passado na Cúpula do G-20, em Hamburgo, na Alemanha. 

Últimas notícias