Austrália pode verificar desnuclearização da Coreia do Norte

Publicado em 13/06/2018 - 07:46 Por Agência EFE - Sydney

A Austrália ofereceu hoje (13) ajuda para verificar que o processo de desnuclearização da Coreia do Norte seja "genuíno", um dia depois da assinatura de um acordo entre os Estados Unidos e o regime de Pyongyang.

"Oferecemos os serviços da Austrália porque temos especialistas neste sentido", disse à imprensa a ministra de Relações Exteriores, Julie Bishop.

Ela acrescentou que "a força do acordo será boa na medida em que o processo de verificação com a Coreia do Norte permitir".

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) se mostrou disposta a retomar os trabalhos de verificação de desmantelamento dos programas nucleares, enquanto os Estados Unidos também querem comprovar que isto aconteça.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, assinaram um acordo de quatro pontos em Cingapura. Ele estabelece que as negociações entre os dois países vão continuar, embora sem dar detalhes, nem um calendário de uma desnuclearização irreversível e permanente.

"A prova agora é que esta declaração, que se assinou com o presidente dos Estados Unidos na frente dos meios de comunicação de todo o mundo, se mantenha, e a responsabilidade agora recai na Coreia do Norte para demonstrar que é genuína", destacou Bishop.

Últimas notícias