Especialista descobre "primeira obra" pictórica de Da Vinci, de 1471
![Agência EFE](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_efe.jpg?itok=xuPNUnEG)
O primeiro trabalho pictórico (de pintura) do gênio do Renascimento Leonardo Da Vinci foi um azulejo, datado de 1471, no qual está representado o Arcanjo Gabriel, anunciou hoje (21) o especialista de arte Ernesto Solari, que apresentou a peça em um ato em Roma.
O professor expôs a peça "pela primeira vez ao mundo", em Roma, e defendeu a autencidade, que ficou evidente em um estudo de 6 mil páginas realizado durante três anos com diferentes análises técnicas, científicas e históricas.
Trata-se de um azulejo em terracota quadrado, propriedade da nobre família Fenice da Ravello, que foi feito pelo jovem Leonardo, com 18 anos e meio. A assinatura "Da Vinci lionardo LDV" está no rosto do próprio Arcanjo, parcialmente mimetizada na mandíbula.
"Esta obra é 100% de Leonardo, é a primeira", disse Solari, reputado especialista, sobre a obra do gênio renascentista.
Protegido em uma urna por dois agentes de segurança, o trabalho tem 20 centímetros de comprimento e largura e 1,2 centímetro de espessura e mostra o rosto, busto e a parte superior das asas de um arcanjo Gabriel de lado, coroado com uma auréola dourada.
O especialista considerou que é a obra mais antiga do gênio que chegou até nossos dias e conta com sua primeira assinatura, da esquerda para direita e coberta pela última camada de cozimento do azulejo, o que demonstra que não foi falsificada posteriormente.
Por outro lado, antecipou que "com muitíssima probabilidade é um autorretrato de Leonardo, o primeiro em absoluto", segundo a comparação com a sequência de outros retratos.
A grafóloga Ivana Rosa Bonfantinio explicou que para o estudo da assinatura foi empregada a mesma técnica que para os tribunais. Com base nos resultados, "podemos afirmar que é a primeira obra realizada e assinada por Leonardo Da Vinci, em 1471".
O professor Solari disse que o valor desta obra "não é estimável", ao ser a primeira, e opinou que o Estado deveria adquiri-la para mostrar ao público.
![REUTERS/David Swanson/Proibida reprodução FILE PHOTO: Elon Musk, CEO of SpaceX and Tesla and owner of X looks on during the Milken Conference 2024 Global Conference Sessions at the Beverly Hilton in Beverly Hills, California, U.S., May 6, 2024. REUTERS/David Swanson//File Photo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PMCE/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Torcedores Fortaleza e são detidos após brigas.
Foto: PMCE/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Farmácias continuam funcionando em São Paulo no período de quarentena](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)