Pequim, Tóquio e Seul se aliam para aplicar Acordo de Paris na região

Publicado em 25/06/2018 - 07:05 Por Agência EFE - Pequim

Os ministros de Meio Ambiente da China, do Japão e da Coreia do Sul se comprometeram a fortalecer os intercâmbios e a cooperação para implementar o Acordo de Paris contra a mudança climática e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), informou a agência estatal chinesa Xinhua.

Em reunião  neste fim de semana em Suzhou, no leste da China, os três ministros abordaram a estratégia que a região deve seguir em matéria ambiental.

O ministro de Meio Ambiente chinês, Li Ganjie, afirmou que as três partes devem ser inovadoras e desenvolver uma aliança "China-Japão-Corea do Sul" para compartilhar experiências e conquistas neste campo com outros países.

Assim, Li manifestou o compromisso conjunto para melhorar a cooperação na implementação do Acordo de Paris contra a mudança climática e a Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentado.

A respeito do trabalho de Pequim na matéria, Li destacou os grandes avanços conseguidos em proteção ecológica, sua participação ativa em nível internacional para a "governança ambiental" e a aprovação de mais de 30 convênios e protocolos relacionados à proteção do meio ambiente.

Em encontro realizado na semana passada em Bruxelas, a União Europeia, China e o Canadá também somaram forças para conseguir a implementação do Acordo de Paris. Eles acertaram a elaboração de um programa após a saída dos Estados Unidos, com vistas à Cúpula do Clima de Katowice (Polônia) no final do ano (COP24). 

Últimas notícias