Trump defende tarifas e exige que EUA sejam tratados de forma "justa"

Entraram em vigor ontem novas tarifas de importação do aço e alumínio

Publicado em 02/06/2018 - 17:16 Por Agência EFE - Washington

O presidente norte-americano, Donald Trump, defendeu neste sábado (2) sua decisão de impor tarifas às importações de aço e alumínio de União Europeia (UE), Canadá e México, e reiterou seu pedido para que os Estados Unidos sejam tratados de "forma justa".

"Os EUA devem, finalmente, ser tratados de forma justa no comércio. Se cobramos zero a um país por vender seus produtos, e de nós cobram 25, 50 ou inclusive 100% para vender os nossos, é injusto e não se pode tolerar", disse Trump na sua conta no Twitter.

"Isso não é comércio livre ou justo, é um comércio estúpido!", acrescentou o presidente norte-americano.

As palavras de Trump chegam justamente um dia depois da entrada em vigor das tarifas dos EUA sobre a importação de aço e alumínio de UE, Canadá e México.

Essas tarifas são o passo mais agressivo dado até agora por Trump em seu desafio ao sistema de livre-comércio global, já que é o primeiro dirigido diretamente contra alguns dos seus aliados mais próximos.

Canadá e UE já denunciaram os EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC), que se transformou no árbitro da guerra comercial.

Além disso, a decisão de Trump foi tomada apenas uma semana antes da viagem à cúpula do G7, organizada pelo Canadá, um dos principais afetados por ser o maior exportador de aço aos EUA, e onde se encontrará com o primeiro-ministro Justin Trudeau, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron, entre outros.

Por sua vez, o ministro de Comércio Internacional do Reino Unido, Liam Fox, anunciou hoje que seu governo abordará no G7 com Trump possíveis isenções às tarifas, que tachou de "ilegais". 
 

Últimas notícias