Centro histórico de Londres funcionará com 100% de energia renovável

Parte mais antiga da cidade receberá o que há de mais moderno

Publicado em 19/07/2018 - 08:00 Por Marieta Cazarré - Repórter da Agência Brasil - Lisboa

A "city londrina" ou "The Square Mile", como é conhecido o centro financeiro e histórico de Londres, funcionará apenas com energia renovável a partir de outubro deste ano. O investimento inclui placas de aquecimento solar nos edifícios e parques eólicos, além da compra de energia renovável já disponível no mercado.

A Square Mile é assim conhecida por ter uma milha quadrada, o que representa cerca de 2,6 quilômetros quadrados. O charmoso distrito, junto com a Cidade de Westminster (City of Westminster), abriga a maioria dos monumentos, museus e pontos de interesse comuns aos turistas que visitam a capital inglesa.

“O fornecimento de energia 100% renovável nos tornará mais limpos e mais ecológicos, reduzindo nossa dependência da rede e mantendo alguns de nossos prédios com eletricidade de carbono zero. Estamos sempre olhando para o impacto ambiental do nosso trabalho e esperamos que possamos ser um farol para outras organizações seguirem o exemplo", afirmou Catherine McGuinness, presidente do Comitê de Política e Recursos da City of London Corporation (Corporação da Cidade de Londres, em tradução livre). 

No coração de Londres, o local já serviu de cenário para dezenas de filmes, entre eles Shakespeare Apaixonado e Quatro Casamentos e Um Funeral, por exemplo, gravados na Igreja de São Bartolomeu.

Em um passeio a pé pelo distrito, os turistas podem visitar a Catedral de São Paulo (St. Paul’s Cathedral), santuário anglicano onde o príncipe Charles e a princesa Diana se casaram. A cúpula da catedral é a segunda maior do mundo, menor apenas do que a da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O bairro, localizado à beira do rio, tem diversas pontes que levam ao outro lado do Tâmisa, entre as quais a Tower Bridge. Inaugurada no ano de 1894, o monumento é um cartão-postal da cidade, sendo um dos pontos mais visitados da capital e reconhecida como uma das pontes mais famosas do mundo. Além disso, os viajantes podem visitar a Torre de Londres e o mercado Leadenhall Market, por exemplo.

Tower Bridge, a torre da ponte em Londres
Tower Bridge - Capitão Roger Fenton/Direitos Reservados

Com aproximadamente 8 mil habitantes, a área é o principal centro financeiro da Europa. De acordo com a administração local, mais de 400 mil pessoas se deslocam até lá diariamente para trabalhar e mais de 10 milhões de turistas visitam o local anualmente.

"Ao gerar nossa própria eletricidade e investir em energias renováveis, estamos contribuindo para atender às metas nacionais e internacionais de energia”, completou Catherine McGuinness.

Vista lateral da Torre de Londres
Vista lateral da Torre de Londres - Capitão Roger Fenton/Direitos Reservados

A City of London Corporation é o órgão que controla a área, uma das 33 em que a capital inglesa está dividida. Administrativamente, Londres é dividida em 32 bairros e a Cidade de Londres.

Edição: Carolina Pimentel

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Médicos fazem treinamento no hospital de campanha para tratamento de covid-19 do Complexo Esportivo do Ibirapuera.
Internacional

OMS: covid-19 põe em risco anos de progresso em saúde nas Américas

Diretora regional da organização, Carissa Ethienne pediu aos governos que aumentem os gastos em saúde para pelo menos 6% do PIB.Para ela, média atual de 3,7% não é suficiente.

Entrega de 528 novas moradias do programa de habitação de interesse social do Governo Federal, em São Sebastião, Distrito Federal
Economia

Inflação para famílias de renda mais baixa fica em 0,50% em julho

O índice é calculado com base em preços coletados em sete capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Salvador.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)
Saúde

Universidade de Brasília e HUB iniciam teste de vacina contra covid-19

Os primeiros que vão participar do estudo-teste são cinco profissionais da saúde que atuam no atendimento de infectados, mas não tiveram ainda a doença, informa a UnB.

Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Líbano lida com devastação feita por explosões no porto

O grande número de feridos levou a uma superlotação dos hospitais de Beirute, informou a Cruz Vermelha. O presidente do Líbano anunciou recursos de US$ 66 milhões em fundos de emergência.

Internacional

Vendedores e consumidores enfrentam riscos em mercado de Caracas

No maior mercado de produtos agrícolas da capital venezuelana, as pessoas dão pouca atenção às regras de distanciamento, embora muitos usem máscaras

São Paulo - Comitê Paralímpico Brasileiro anuncia os 25 atletas convocados para a seleção que participará do Mundial de Paratletismo Londres 2017, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Esportes

Bolsa Atleta: divulgada lista de contemplados no programa

Ao todo são 109 atletas contemplados de modalidades que fazem parte dos programas Olímpico e Paralímpico, referente ao pleito 2019.