Embaixador americano divulga detalhes sobre cúpula entre Trump e Putin

Publicado em 05/07/2018 - 15:25 Por Da Agência EFE - Moscou

O embaixador dos Estados Unidos (EUA) em Moscou, Jon Huntsman, divulgou nesta quinta-feira (5) detalhes da programação da cúpula entre o presidente do país, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, marcada para ocorrer no dia 16 de julho, em Helsinque, capital da Finlândia.

"Trump se reunirá cara a cara com o presidente Putin. Depois haverá uma reunião ampliada, com membros dos dois governos. Por fim, vai acontecer um jantar de trabalho entre os dois líderes", disse o diplomata americano a jornalistas em Moscou.

A previsão é que o presidente americano chegue à Finlândia no domingo, véspera do encontro. Antes de se reunir com Putin, Trump terá uma reunião com funcionários da embaixada em Helsinque.

Segundo Huntsman, os dois líderes discutirão as relações bilaterais e uma série de assuntos de segurança nacional.

"O presidente Trump deseja essa reunião em prol dos interesses da segurança nacional dos EUA, com o objetivo de determinar se a Rússia quer conseguir avanços nas nossas relações bilaterais", afirmou.

"Trump considera que boas relações são benéficas aos EUA assim como para a Rússia, mas agora a bola está com Putin", completou.

Apesar do desejo de aproximação, o diplomata americano afirmou que a Casa Branca continuará trabalhando para que a Rússia responda por suas "ações mal-intencionadas" porque Trump considera como prioridade os interesses dos cidadãos do país e de seus aliados.

Esta será a primeira cúpula bilateral entre Putin e Trump, mas os dois já se reuniram em outras oportunidades, como na cúpula do G20, em julho de 2017, na Alemanha, e no Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, em novembro do mesmo ano, no Vietnã.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias