Marinha confirma resgate de todos os presos em caverna da Tailândia

Publicado em 10/07/2018 - 09:15 Por Da Agência EFE - Mae Sai (Tailândia)

As equipes de resgate conseguiram salvar nesta terça-feira (10) os últimos quatro meninos e o treinador presos em uma caverna do norte da Tailândia há mais de duas semanas, informou a Marinha tailandesa.

Os 12 meninos e o treinador de futebol dos mesmos estão salvos, apontou a Marinha em mensagem publicada no Facebook.

 

Ambulâncias levam meninos resgatados em caverna
O grupo ficou preso na caverna em 23 de junho e foi achado em 2 de julho após nove dias de intensa busca - Soe Zeya Tun-Reuters-Direitos reservados

Os 13 resgatados permanecerão, pelo menos, uma semana internados no hospital provincial de Chiang Rai para passarem por uma completa revisão médica.

Da mesma forma que em operações prévias, os garotos saíram hoje de maneira escalonada, informou o canal Springs News.

O nono resgatado deixou a caverna às 16h12 local (6h12, em Brasília), o décimo às 16h33 (6h33, em Brasília), o 11° às 17h13 (7h13), o 12° às 18h18 (8h18) e o último, o treinador Ekapol Chantawong, às 18h46 (8h46).

O contingente internacional de mergulhadores resgatistas voltou a entrar nesta manhã na cavidade às 10h09 local (0h09, em Brasília) com o objetivo de retornar com as cinco pessoas que então seguiam presas, explicou Narongsak Ossottanakorn, porta-voz da operação.

O oficial indicou que outras 4 pessoas - um médico e 3 membros da Marinha - também deixaram a caversa após permanecer dias em tarefas de assistência médica e psicológica para o grupo de meninos.

Esta terceira operação foi mais lenta do que as realizadas na véspera e no domingo devido ao maior número de pessoas evacuadas e as chuvas que tinham castigado a região nas últimas horas.

Os membros de salvamento, junto aos meninos, superaram um complexo de labirínticas galerias parcialmente inundadas e com desníveis e visibilidade nula para alcançar a saída da caverna.

O grupo ficou preso na caverna em 23 de junho e foi achado em 2 de julho após nove dias de intensa busca.

Desde sua localização, os membros da equipe de salvamento ajudaram os garotos a recuperar as forças e ministraram um curso acelerado sobre como usar os equipamentos de mergulho.

Assistidos por duas mergulhadoras, os garotos tiveram que mergulhar ao longo de algumas das galerias.

A dificuldade da operação ficou patente com a morte na quinta-feira de um voluntário, antigo membro dos grupos de elite da Marinha, que ficou sem oxigênio durante uma missão.

Os 12 estudantes, de entre 11 e 16 anos, e o treinador, de 26, entraram na caverna após um treino de futebol, quando uma súbita tempestade começou a inundar a cavidade e e bloqueou a saída.

*Matéria atualizada às 10h2 para acréscimo de informação.

Últimas notícias