Canadá e EUA não chegam a acordo sobre novo Nafta

Publicado em 31/08/2018 - 17:18 Por Agência EFE - Washington
Atualizado em 31/08/2018 - 18:57

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, notificou formalmente o Congresso americano nesta sexta-feira (31) a intenção de assinar um acordo comercial com o México nos próximos 90 dias, ao qual o Canadá poderá se juntar "se desejar".

"Hoje o presidente informou ao Congresso a sua intenção de assinar um acordo com o México – e o Canadá, se desejar – a partir de 90 dias. É o acordo mais avançado e com maiores padrões comerciais no mundo", disse em comunicado o representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer.

Após uma semana de intensas negociações com a ministra canadense Chrystia Freeland, nas quais surgiram alguns avanços, mas que não foram suficientes para carimbar o pacto, ambas as partes voltarão a se reunir em Washington.

"As conversas foram construtivas e fizemos progressos. Nossa equipe se reunirá com a ministra Freeland e seus colegas na quarta-feira da próxima semana", informou Lighthizer.

Na segunda-feira (27), Trump anunciou de maneira inesperada que tinha chegado a um acordo com o México e afirmou que o Canadá poderia se juntar ou negociar um pacto comercial separadamente.

O objetivo é reformar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), em vigor desde 1994 entre os três países e que atualmente engloba mais de US$ 1 bilhão anuais em operações comerciais.

Matéria ampliada às 18h57

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias