Comissão de Direitos Humanos confirma prisão de brasileira em Manágua

Publicado em 26/08/2018 - 14:01 Por Da Agência EFE - Nicarágua

O secretário-executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), o brasileiro Paulo Abrão, confirmou neste domingo (26) em sua conta no Twitter a prisão da documentarista brasileira Emilia Mello na Nicarágua.

Nicaraguenses protestam contra o governo de Ortega
Além da  brasileira, outras 27 pessoas foram presas pela polícia nicaraguense durante os protestaos de hoje - Rodrigo Sura/EFE/Direitos reservados

 

Emilia estava junto com pelo menos 27 pessoas, na sua maioria universitárias. Elas foram detidas de "maneira arbitrária" pela polícia enquanto viajavam para a cidade colonial de Granada para participar de uma marcha contra o governo do presidente Daniel Ortega.

A documentarista posteriormente foi levada à sede da Direção de Migração e de Estrangeiros, onde, segundo a versão que as autoridades ofereceram aos detidos, será deportada.

Também através do Twitter, Abrão afirmou que Emilia Mello foi transferida do Centro de Detenção para Migração, onde seria expulsa ainda neste domingo.

Além de Emilia Mello, foram detidos no município de San Marcos outros 19 nicaraguenses, entre eles dois documentalistas locais, que horas depois foram libertados.

Desde o último mês de abril, milhares de nicaraguenses saem às ruas para protestar contra Ortega, no marco de uma crise que deixou entre 322 e 448 mortos, segundo organismos humanitários internacionais e locais. O governo local reconhece apenas 198 mortes e denuncia uma tentativa de golpe de estado.

As manifestações contra Ortega e sua mulher, a vice-presidente Rosario Murillo, começaram por causa de fracassadas reformas da seguridade social e se transformaram em um movimento que exige a renúncia do presidente, depois de 11 anos no poder, em meio a acusações de abuso e corrupção.

Últimas notícias