Coreias farão nova reunião em Pyongyang em setembro

Publicado em 13/08/2018 - 05:56 Por Agência EFE - Seul

Representantes das duas Coreias decidiram, nesta segunda-feira (13), realizar uma nova cúpula entre seus líderes em Pyongyang em setembro próximo, anunciaram os dois países em comunicado conjunto.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, farão, na capital da Coreia do Norte, seu terceiro encontro, depois de se reunir em duas ocasiões anteriores na fronteira entre os dois países, nos dias 27 de abril e 26 de maio.

Espera-se que a nova reunião sirva para avançar na Declaração de Panmunjom, assinada pelos dois governantes em seu primeiro encontro, quando ambos se comprometeram a melhorar laços e a trabalhar para estabelecer a paz e a "total desnuclearização" da Península Coreana.

Delegações dos dois países, que permanecem tecnicamente em guerra, tiveram hoje uma reunião na mesma cidade fronteiriça norte-coreana onde ocorreu o histórico primeiro encontro entre Moon e Kim, para definir os detalhes da nova cúpula.

Embora as partes tenham fixado o local para o terceiro diálogo entre seus representantes máximos, resta definir a data exata do encontro.

"Também analisamos a situação atual da implementação dos pontos da Declaração de Panmunjom e fizemos consultas para avançar na sua aplicação", afirma o comunicado das duas Coreias, divulgado ao final da reunião de hoje pelo Ministério de Unificação do Sul.

No encontro de abril, Moon e Kim já tinham combinado realizar no outono (hemisfério norte) uma nova cúpula na capital norte-coreana, acrescenta a declaração.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias