Merkel quer intensificar cooperação com o Marrocos sobre migração

Publicado em 11/08/2018 - 13:15 Por Da Agência EFE - Sanlúcar de Barrameda (Espanha)

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ressaltou neste sábado (11) que seu país compartilha a visão da Espanha sobre o tema migratório e se mostrou a favor de intensificar a cooperação com o Marrocos, como país de passagem e de origem dos imigrantes para a Europa.

Merkel participou hoje de uma entrevista coletiva com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, após reunião de trabalho dos dois na cidade de Sanlúcar de Barrameda, em Cádiz, na região sul.

"Estamos mantendo conversas com a Comissão Europeia para que desbloqueiem recursos que permitam que o Marrocos seja mais eficiente na hora de impedir que essas balsas entrem no mar", disse Sánchez. Ele informou que também tem dado ajuda para a Argélia e Tunísia.

O encontro dos dois governantes faz parte da agenda de Merkel neste fim de semana, que inclui ainda visita ao Parque Nacional de Doñana, em Sevilha, onde o chefe do Executivo espanhol está de férias.

A pauta da reunião tem foco na política migratória, um assunto fundamental para os dois países e que coincide com a entrada em vigor do acordo firmado entre os ministérios de Interior. Pelo acordo, a Alemanha pode devolver os imigrantes interceptados na fronteira e registrados previamente na Espanha como solicitantes de asilo.

Últimas notícias