Ministros do G20 debatem na Argentina desafios da economia digital

Publicado em 24/08/2018 - 17:49 Por Renata Giraldi - Repórter da Agência Brasil - Buenos Aires

As principais autoridades de economia digital do G20 iniciaram nesta sexta-feira (24), na cidade de Salta, na Argentina, uma reunião para debater os desafios da transformação digital e o desenvolvimento de infraestrutura tecnológica. O G20 é um grupo formado pelos 19 países com as economias mais desenvolvidas e em as maiores economias globais mais a União Europeia.

O Encontro de Economia Digital, que conta com a presença de 33 chefes de delegações, entre representantes de países-membros e convidados, foi aberto pelos ministros argentinos de Modernização, Andrés Ibarra; e de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, Lino Barañao, já que, em 2018, a Argentina exerce a presidência do grupo.

Na abertura do evento, Ibarra afirmou que é "responsabilidade" do G20, composto pelos países com economia mais desenvolvida e em desenvolvimento mais influentes, garantir que a economia digital seja um "benefício de todos". "A economia digital é essencial para levar os benefícios do desenvolvimento a todos e, assim, gerar uma melhor distribuição da riqueza", afirmou Barañao.

O dia ainda terá discussões sobre governo digital, inclusão digital, medição da economia digital e desenvolvimento de infraestrutura tecnológica.

Além disso, os participantes debaterão temas como digitalização de pequenas e médias empresas e empreendedores, defesa do consumidor e incorporação de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e internet das coisas, em atividades como manufatura e agronegócio.

Uma vez terminada a reunião, será concedida uma entrevista coletiva e divulgada uma declaração com as conclusões mais relevantes da área de economia digital para que sirvam como guia para a Cúpula de Líderes, marcada para novembro em Buenos Aires.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias