Morre uma das fundadoras das Avós da Praça de Maio

Publicado em 21/08/2018 - 16:49 Por Agência EFE - Buenos Aires

María Isabel "Chicha" Chorobik de Mariani, uma das fundadoras da organização humanitária argentina Avós da Praça de Maio, morreu aos 94 anos sem ter conseguido encontrar sua neta, desaparecida durante a ditadura militar no país (1976-1983).

"Despedimos de uma companheira de luta. Continuaremos procurando Clara Anahí", informou a organização em comunicado, no qual definiu 'Chicha' como "uma mulher fundamental no início da busca pelos meninos e meninas sequestrados pelo terrorismo de Estado e um símbolo da luta pelos direitos humanos".

Segundo veículos de imprensa locais, a idosa, que desde meados da década de 1990 presidia uma fundação com o nome de sua neta, morreu na noite desta segunda-feira (20) após vários dias internada em um hospital da cidade de La Plata, devido a um acidente vascular cerebral.

A nora de Chicha, Diana Teruggi - integrante da organização guerrilheira Montoneros - e sua neta Clara Anahí, de três meses, desapareceram após uma operação na casa onde viviam.

Segundo testemunhos, se soube que a menina foi levada da casa com vida, e desde então Chicha não parou de procurá-la.

O pai da menina e filho de Chicha, Daniel Mariani, também montonero, foi encontrado pelos repressores da ditadura e assassinado em agosto de 1977.

Até agora, após 40 anos de intensa luta e pesquisa que inclui complexos estudos de DNA, as Avós da Praça de Maio conseguiram descobrir a identidade de 128 dos 500 bebês que foram sequestrados durante o regime.

Últimas notícias