Pequim lança concurso para escolha de mascote para jogos de inverno
![Agência EFE](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_efe.jpg?itok=xuPNUnEG)
O governo chinês lançou hoje uma competição internacional para selecionar um mascote para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim.
A data coincide a celebração do 10° aniversário do início dos Jogos de 2008.
O secretário-geral do Partido Comunista em Pequim e presidente do comitê organizador dos JJOO de 2022, declarou que tem a" certeza que será criado mascote divertido, que fascine as pessoas de todo o mundo e seja um grande exemplo para todos os esportes, os de inverno em particular",
Os finalistas da competição, que receberá propostas até o final de outubro, serão revelados na segunda metade do próximo ano.
Os Jogos de Pequim tiveram mascotes: o peixe Beibei, a panda Jingjing, a tocha Huanhuan, o antílope tibetano Yingying e a andorinha Nini.
Cada um era da cor de um dos anéis olímpicos, e entre todos os personagens, muito relacionados com a cultura chinesa, formavam a frase "Beijing Huanying Nem" (Pequim te dá as boas-vindas).
![Juan Seguí Moreno/Flickr 16/09/2023, Sede da ONU. Foto: Juan Seguí Moreno/Flickr](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Real Moeda brasileira, dinheiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS / Rahel Patrasso/Direitos Reservados Um homem caminha por uma rua inundada após fortes chuvas em São Paulo, Brasil, 10 de fevereiro de 2020. REUTERS / Rahel Patrasso](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)