Carolina do Sul ordena desocupação do litoral com chegada de furacão

Publicado em 10/09/2018 - 18:55 Por Agência EFE - Washington

O governador da Carolina do Sul, o republicano Henry McMaster, ordenou nesta segunda-feira (10) a evacuação obrigatória da região litorânea do estado devido à chegada do furacão Florence, que segue em direção à Costa Leste dos Estados Unidos.

Os habitantes de oito condados localizados ao longo do litoral começarão a ser evacuados a partir do meio-dia da terça-feira (11). Segundo o governador, serão disponibilizados acessos por estrada para permitir a saída. É possível que um milhão de pessoas sejam obrigadas a deixar o litoral devido a esta ordem.

"Sabemos que a ordem de evacuação que estou emitindo será inconveniente, mas não brincaremos com a vida do povo da Carolina do Sul", comentou.

As repartições públicas e escolas também fecharão em 26 condados no sul do estado, e alguns colégios poderão ser utilizados como abrigos, que serão abertos caso necessário.

A Carolina do Norte já começou a evacuar os cidadãos que manifestaram interesse, embora ainda não tenha emitido nenhuma ordem obrigatória imediata. Os governadores de Maryland e Virgínia também declararam o estado de emergência diante da chegada do ciclone.

O presidente dos EUA, Donald Trump, solicitou aos cidadãos, através de sua conta no Twitter, que sigam as orientações das autoridades.

"As tempestades no Atlântico são muito perigosas. Incentivamos qualquer pessoa no caminho dessas tempestades a se preparar e a prestar atenção nas advertências. O governo federal está supervisionando de perto e pronto para ajudar. Estamos com vocês", alertou o governante.

O furacão Florence se transformou, nesta segunda-feira, em um furacão de categoria 4, de um máximo de 5, ao apresentar ventos de 195 quilômetros por hora enquanto se aproxima da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, no litoral sudeste dos Estados Unidos.

Últimas notícias