Presidente de Nicarágua quer se reunir com Trump na Assembleia da ONU

Publicado em 10/09/2018 - 18:03 Por Agência EFE - Manágua

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, afirmou hoje (10) que quer se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a próxima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), marcada para começar no próximo dia 25. "Estou disposto a conversar com ele, claro que estou", disse Ortega em entrevista à emissora France 24.

Ortega afirmou que os EUA estão por trás de uma tentativa de golpe de estado contra seu governo e que o desejo de conversar com Trump é o fato de a Nicarágua ter sido "vítima das políticas americanas" por muitos anos.

"Eu não falaria só da Nicarágua, falaria de toda a América Latina. É algo necessário, imprescindível, para que a América Latina possa ao menos ser ouvida pelos Estados Unidos", afirmou.

Na entrevista, Ortega reiterou que não haverá eleição na Nicarágua até 2021 e também não descartou a possibilidade de ser candidato à Presidência pela oitava vez. Seria o quarto mandato consecutivo dele, que voltou ao poder em 2007 após ter governado o país entre 1980 e 1990.

"Se chegar lá com vida e em condições para ser candidato, essa é uma situação que terei que avaliar", afirmou o presidente da Nicarágua.

Ortega vive seu pior momento como presidente devido à crise que abala o país desde abril. Organizações de direitos humanos locais e estrangeiros afirmam que até 481 pessoas morreram em protestos contra o governo, que reduz o número para 198 vítimas.

Em recente entrevista, Ortega negou ter reprimido os protestos, disse não se sentir responsável pelas mortes nas ruas nos últimos meses e acusou os Estados Unidos e o narcotráfico de financiar, apoiar e armar grupos violentos.

Últimas notícias