Projeto do canal da Nicarágua aguarda estudo de impacto ambiental

Publicado em 04/09/2018 - 10:30 Por Agência EFE - Manágua

Presidente da Nicarágua Daniel Ortega
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega - Jorge Torres/Agência EFE/Direitos reservados

O projeto do canal da Nicarágua, desenvolvido por uma empresa chinesa, precisa da medição do impacto ambiental para começar os trabalhos de construção, informou o presidente Daniel Ortega em entrevista à Agência EFE
.
Segundo Ortega, a empresa chinesa fez um primeiro estudo que foi enviado à Comissão de Meio Ambiente do Estado da Nicarágua para análise, mas não passou no teste, já que foram feitas várias observações.

"Quando o projeto foi analisado, foram feitas observações quanto à rota e dadas sugestões de mudança, pois o que tinha sido traçado provocaria impacto em áreas onde havia recursos vivos ainda", explicou o presidente.

Ortega acrescentou que, antes de começar as obras, é preciso apresentar o estudo já com as modificações apresentadas pela comissão. "Para que o canal possa começar, tem que haver um estudo com mínimo impacto ambiental".

O presidente nicaraguense não quis informar uma data aproximada para o início das obras. Afirmou que "teve o apoio da maioria da população, embora sempre haja um setor que o questione, especialmente esses grupos que hoje estão prejudicando o país, que também são contra o canal".

Para Ortega, o canal trará uma fonte de recursos que poderiam recuperar áreas afetadas e arrasadas por incêndios e desmatamentos. "A Nicarágua deixaria de ser o segundo país mais pobre da América Latina".

Últimas notícias