China e Japão firmam 10 acordos para fortalecer a cooperação bilateral

Publicado em 26/10/2018 - 07:37 Por Agência EFE - Pequim

Representantes dos governos da China e do Japão assinaram hoje (26), em Pequim, dez acordos para fortalecer a cooperação bilateral em diferentes áreas como finanças e comércio, e reafirmaram o compromisso para trabalhar em conjunto para conseguir a estabilidade na região.

O primeiro-ministro chinês Li Keqiang e o premier japonês Shinzo Abe se reuniram no Grande Palácio do Povo, onde participaram de uma cerimônia de boas-vindas e assinaram acordos de cooperação ao lado de outros membros dos seus respectivos governos.

HHY01. PEKÍN (CHINA), 26/10/2018.- El primer ministro japonés, Shinzo Abe (i), y el primer ministro chino, Li Keqiang (d), se dan la mano después de una conferencia de prensa en el Gran Palacio del Pueblo en Beijing, China, el 26 de octubre de
O primeiro-ministro chinês Li Keqiang e o premier japonês Shinzo Abe se cumprimentam depois de entrevista coletiva em Pequim    (EFE/HOW HWEE YOUNG/ direitos reservados)

No segundo dia da visita oficial de Abe, a primeira feita por um chefe de governo japonês à China nos últimos sete anos, ele destacou o acordo alcançado entre o Banco Popular da China e o Banco do Japão para fortalecer sua cooperação e melhorar a estabilidade financeira dos dois países.

A partir de hoje até o dia 25 de outubro de 2021, eles concordaram em trocar moedas locais entre as duas entidades de até de 200 bilhões de iuanes (cerca de US$ 28,7 bilhões), segundo informou o Banco do Japão, através de um comunicado.

No total, Pequim e Tóquio assinaram dez acordos em diferentes áreas como comércio, finanças e esportes.

A desnuclearização da Coreia do Norte também marcou a agenda do encontro, onde Li manifestou a vontade da China em manter as relações a longo prazo com Japão para conseguir a estabilidade regional.

Falando sobre a situação na península coreana, o primeiro-ministro japonês afirmou que existe vontade, por parte de seu governo, em "normalizar" as relações diplomáticas com o regime de Pyongyang.

Como parte de sua agenda, o primeiro-ministro japonês, que permanecerá na China até amanhã, também visitará hoje a Universidade de Pequim antes de se reunir e participar de um jantar ao lado do presidente chinês, Xi Jinping.

Últimas notícias