Filho de Jamal Khashoggi deixa a Arábia Saudita, diz HRW

Publicado em 25/10/2018 - 13:47 Por Agência Brasil - Cidade do Cairo

Salah Khashoggi, filho do jornalista assassinado Jamal Khashoggi, saiu da Arábia Saudita com sua família dois dias depois de se reunir com o monarca saudita, Salman bin Abdulaziz, e o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, informou à Agência EFE a Organização Não Governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW).

A diretora para o Oriente Médio da HRW, Sarah Leah Whitson, confirmou a saída de Salah, e afirmou que ele "está agora em um avião" rumo aos Estados Unidos.

O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdul Aziz al Saud, e o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, receberam há dois dias os parentes do jornalista saudita Jamal Khashoggi para dar pessoalmente as condolências, após a sua morte há três semanas no consulado do seu país em Istambul, informou a agência oficial SPA.

O monarca e o filho receberam no Palácio Al-Yamamah, em Riad, Saleh Khashoggi, um dos filhos do jornalista, e outro parente identificado como Ahmed Khashoggi. Não foram fornecidos detalhes sobre o encontro e ambos agradeceram as palavras do rei e do príncipe herdeiro.

O encontro ocorreu depois de o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmar que o "selvagem assassinato" no consulado em Istambul foi "planejado".

Ele pediu ao rei saudita que seja revelada a identidade do suposto "colaborador local" que, conforme a versão de Riad, ajudou membros do consulado a esconder o corpo.

Na semana passada, a Procuradoria da Arábia Saudita admitiu que Khashoggi morreu em uma "briga" dentro da unidade consular e determinou a prisão de 18 suspeitos.

Hoje, o governo afirmou que todas as medidas estão sendo tomadas para que os envolvidos prestem contas e informou que uma comissão ministerial, liderada por Bin Salman, foi formada para reformar o Serviço de Inteligência do país.

Últimas notícias