logo Agência Brasil
Internacional

Forte chuva na Indonésia deixa pelo menos 22 mortos

Agência EFE
Publicado em 13/10/2018 - 07:56
Jacarta
Agência EFE

Pelo menos 22 pessoas morreram e 15 estão desaparecidas por causa da forte chuva e de deslizamentos de terra que ocorrem desde a última quinta-feira (11) na ilha de Sumatra, na Indonésia, de acordo com informações divulgadas neste sábado (13) por fontes oficiais.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, a sigla em indonésio) disse em comunicado que as vítimas são moradores das províncias de Sumatra Norte e Sumatra Ocidental, incluindo 11 estudantes da aldeia Muara Saladi que morreram quando sua madraça (escola muçulmana) foi destruída por uma enchente.

Villagers stand on top of tree trunks after floods hit at Muara Saladi village, in Mandailing Natal, North Sumatra province, Indonesia October 13, 2018.  Antara Foto/Holik Mandailing via REUTERS -  ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY
Chuva na Indonésia - Reuters / Antara Foto / Direitos reservados

O temporal danificou centenas de casas e infraestruturas, como duas pontes nos municípios de Tanah Datar e Pasaman Ocidental, ambas em Sumatra Ocidental.

A agência acrescentou que as tarefas de busca e resgate ainda estão em andamento, pois algumas das aldeias afetadas se encontram em zonas montanhosas e áreas arborizadas de difícil acesso.

Terremoto
 

No dia 28 de setembro, um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter, seguido de tsunami, sacudiu a região central da ilha de Celebes. Quase 2 mil pessoas morreram e 5 mil ficaram desaparecidas.

O desastre natural em Celebes foi o pior na Indonésia desde o tsunami que, em 2004, varreu a província de Aceh, no oeste do arquipélago, causando a morte de 167 mil pessoas.