logo Agência Brasil
Internacional

Missionário americano solto pela Turquia chegará neste sábado aos EUA

Da Agência EFE
Publicado em 12/10/2018 - 18:17
Washington
Agência EFE

O missionário americano Andrew Brunson, solto nesta sexta-feira (12) pelas autoridades da Turquia, onde passou dois anos em prisão preventiva, chegará neste sábado (13) aos Estados Unidos, informou a Casa Branca.

Brunson, cujo caso gerou fortes tensões entre os dois países nos últimos meses, já deixou o espaço aéreo turco. Segundo o porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, depois de fazer uma escala na Alemanha, o avião que leva o missionário pousará por volta das 13h (de Brasília) de amanhã na base aérea de Andrews, no estado de Maryland.

Um tribunal de Turquia decretou hoje a libertação de Brunson e concedeu permissão para que ele saísse do país. 

Ministério público

Mais cedo, um tribunal de Esmirna, no oeste de Turquia, havia condenado o missionário a mais de três anos de prisão por "vínculos com terrorismo", ao mesmo tempo em que suspendeu a prisão preventiva e as restrições judiciais que pesavam sobre ele, por isso o pastor poderá deixar o país.

Assim, os juízes seguiram em parte as recomendações do Ministério Público (MP) que, durante a audiência, mudou sua postura e, ao invés de pedir 35 anos de prisão, solicitou uma condenação de entre cinco e dez anos e recomendou que o acusado fosse colocado em liberdade sem restrições.

A pena de três anos, um mês e 15 dias significa que o detido, após dois anos em prisão preventiva, já cumpriu a maior parte da pena.

Brunson, um missionário protestante que vivia na região de Esmirna há duas décadas, foi detido em 2016 e acusado de manter vínculos com o grupo islamita do clérigo exilado Fethullah Gülen, que Ancara acusa de ser responsável pela tentativa fracassada de golpe de Estado naquele ano.