Príncipe saudita diz que assassinato de Khashoggi não ficará impune

Publicado em 24/10/2018 - 17:11 Por Agência EFE - RIAD

O príncipe herdeiro saudita, Mohammad bin Salman, afirmou nesta quarta-feira (24) que Arábia Saudita e Turquia estão tomando todas as medidas para levar à Justiça os autores do "incidente odioso" do jornalista opositor saudita Jamal Khashoggi e que não haverá nenhuma ruptura de relações entre os países por este caso.

"Este incidente foi realmente doloroso para todos os sauditas. E é doloroso para cada ser humano no mundo, é um incidente odioso que não pode ser justificado", afirmou o príncipe herdeiro na segunda sessão do principal fórum de investimentos saudita, realizado em Riad.

Jornalista saudita Jamal Khashoggi durante evento em Londres em agosto
Jornalista saudita Jamal Khashoggi durante evento em Londres em agosto - Divulgação/Reuters/direitos reservados

O príncipe acrescentou que está trabalhando "em cooperação com o governo turco" para finalizar a investigação e "apresentar os autores" do assassinato aos tribunais para que sejam julgados.

"Sem dúvida, a cooperação atual com o governo turco é única e muitos estão tentando usar este doloroso assunto para criar uma fratura", ressaltou o herdeiro saudita.

"Isso nunca ocorrerá enquanto houver um rei que se chama Salman bin Abdulaziz, um príncipe herdeiro chamado Mohammad bin Salman e o presidente turco chamado (Recep Tayyip) Erdogan", acrescentou, provocando os aplausos dos presentes.

Bin Salman subiu hoje ao palco do fórum junto do primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, e do príncipe herdeiro do Bahrein, Salman bin Hamad Al Khalifa, durante a última sessão do Future Investment Initiative (FII), conhecido como Davos do Deserto.

Em seu discurso, o homem forte do reino insistiu que a ruptura das relações com a Turquia "não vai ocorrer" e que vão "provar ao mundo que os dois governos estão cooperando para levar todos os autores aos tribunais e, ao final, se verá a justiça. Isto é o que posso dizer", garantiu.

Essa é a primeira vez em que o herdeiro fala em público depois que Riad admitiu, no final de semana passado, que o jornalista saudita morreu no consulado do seu país em Istambul.

Seu discurso aconteceu um dia depois que o monarca saudita e seu filho herdeiro receberam o filho e o irmão de Khashoggi no palácio em Riad para oferecer as condolências pelo assassinato do jornalista.

Por causa da morte de Khashoggi, o fórum econômico, que termina amanhã, foi boicotado por várias figuras do mundo da política e dos negócios, e vários governos já tomaram medidas contra o reino à espera que se esclareça o caso, que suscitou uma onda de indignação mundial.

Últimas notícias