Príncipe saudita participa de fórum boicotado após morte de jornalista

Publicado em 23/10/2018 - 12:40 Por Agência EFE - RIAD

O príncipe herdeiro saudita, Mohammad bin Salman, chegou hoje (23) ao fórum econômico que está sendo realizado em Riad, e que se tornou alvo de um boicote em massa com a retirada de várias personalidades do mundo da política e dos negócios após o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.

O príncipe, que não pronunciou nenhum discurso, está sentado ao lado do rei jordaniano, Abdullah II, que chegou hoje (23) à capital saudita para participar do fórum Future Investment Initiative (FII), também conhecido como "Davos do Deserto".

Bin Salman se encontra na primeira fila do público, preparado especialmente para os convidados mais importantes, e se mostrou animado e relaxado enquanto conversava com Abdullah II.

A chegada do homem forte do reino aconteceu depois que, segundo a agência oficial saudita SPA, se reuniu na companhia do rei saudita, Salman bin Abdulaziz, com um dos filhos e um outro familiar de Khashoggi para oferecer-lhes suas condolências a toda a família.

O fórum foi alvo de um boicote de patrocinadores e de uma retirada em massa de personalidades do mundo da política e dos negócios, como consequência da morte do jornalista.

Khashoggi desapareceu no último dia 2 de outubro e, após semanas de negativas, no último dia 20 as autoridades sauditas admitiram que o jornalista, crítico moderado do regime, tinha morrido e que 18 sauditas tinham sido detidos.

O FII, que realiza sua segunda edição neste ano, é organizado pelo Fundo de Investimentos Públicos da Arábia Saudita, presidido por Bin Salman, e se espera que sejam anunciados projetos multimilionários ao longo dos três dias que dura o evento.

Últimas notícias