Tempestade no Nepal deixa pelo menos 8 alpinistas mortos

Publicado em 13/10/2018 - 09:55 Por Agência EFE - Katmandu (Nepal)

Pelo menos oito alpinistas, quatro deles de origem sul-coreana, morreram em uma montanha do Himalaia, no oeste do Nepal, depois que tiveram o acampamento destruído por uma forte tempestade de neve, informou a polícia local neste sábado (13).

Os corpos de quatro alpinistas sul-coreanos, ao lado de quatro guias nepaleses que os acompanhavam na travessia, foram encontrados entre os destroços do acampamento, disse a policia. Um nono alpinista, também de origem sul-coreana, está desaparecido.

O grupo, de cinco integrantes da Coreia do Sul e quatro guias nepaleses, estava no acampamento-base do pico de Gurja, o lado sul de Dhaulagiri, a sétima montanha mais alta do mundo, a 7.193 metros, no distrito de Myagdi, à espera de boas condições meteorológicas para escalar a montanha.

A polícia de Myagdi informou, em comunicado, que oito corpos foram achados perto do acampamento, a 3.500 metros, quando foi feita a missão de busca.

Tempestade de neve mata alpinistas em montanha no Nepal
Tempestade de neve mata alpinistas em montanha no Nepal - Nasa / Direitos reservados

Os sul-coreanos encontrados foram identificados como Jaehun Lee, Jin Rim, Young Jik Yoo, Joon Mo Jeong, e Chang Ho Kim, alpinista profissional e líder da expedição. Os nepaleses foram identificados como Tsering Bhote, Lakpa Sangbu, Phurba Sherpa e Netra Chantyal.

A diretora do Departamento de Turismo, Meera Acharya, responsável por conceder as permissões de escalada, explicou à Agência EFE que devido às condições meteorológicas adversas o helicóptero não pôde aterrissar no local, motivo pelo qual não foi possível determinar quando ocorreu o acidente.

"Recebemos uma ligação na sexta-feira do acampamento Trekking Camp Nepal, da agência que coordenou a expedição, informando que a equipe de escalada que estava no acampamento-base tinha perdido o contato desde a noite de quinta-feira", disse Acharya.

As equipes de resgate e moradores locais começaram a busca na sexta-feira, no entanto não puderam chegar devido a uma forte tempestade de neve.

"Mas a equipe viu um corpo caindo. O helicóptero também informou que corpos, barracas e alimentos estavam espalhados por todo o acampamento-base", acrescentou a diretora.

As autoridades descartaram que o acidente tenha sido provocado por uma avalanche ou um deslizamento de terra: "O desastre aconteceu devido a uma forte tempestade de neve".

Neste momento, uma equipe de resgate da polícia segue rumo ao acampamento, que fica a 20 quilômetros da aldeia mais próxima..

Últimas notícias