Caravana de migrantes decide deixar a Cidade do México

Publicado em 09/11/2018 - 05:54 Por Agência EFE - Cidade do México

A caravana de migrantes que nos últimos dias se reagrupou na Cidade do México deixará o local nesta sexta-feira (9) com destino ao estado de Querétaro, no centro do país.

Em assembleia, os mais de 5 mil integrantes da caravana optaram por deixar a capital mexicana "a pé ou de ônibus", depois de completar uma estadia de quatro dias ou cinco dias, em alguns casos.

JUCI01. JUCHITÁN (MÉXICO), 31/10/2018.- Integrantes de la caravana de migrantes centroamericanos que se dirigen a Estados Unidos descansan en el municipio de Juchitán, en el estado de Oaxaca (México) hoy, miércoles 31 de octubre de 2018. Los
Caravana de migrantes centro-americanos no México - EFE/Luis Villalobos/Direitos resevados

"Com ônibus ou sem ônibus amanhã [hoje, 9], nós vamos, não nascemos em ônibus, não nascemos em transportes", declararam os migrantes durante a assembleia.

"Haverá ônibus e, se não houver, iremos a pé. Se não forem confirmados os ônibus, saímos porque ninguém quer ficar aqui", acrescentaram.

Nessa quinta-feira, membros da caravana exigiram, na frente do escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, no México, que sejam colocados ônibus à disposição para chegar de forma segura à fronteira com os Estados Unidos.

Liderados pelo jornalista hondurenho Milton Benítez, eles pediram 150 ônibus para continuar, pelo território mexicano, o caminho que iniciaram no último dia 13 de outubro em San Pedro Sula, em Honduras.

Esses veículos "podem evitar mortes", afirmou Benítez, ressaltando que não devem se repetir tragédias como a ocorrida em 2011, em San Fernando, no estado de Tamaulipas, quando 72 migrantes foram assassinados, supostamente pelo cartel criminoso Los Zetas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Sede da Polícia Federal em Brasília
Geral

PF cumpre 36 mandados de prisão em oito estados e no DF

Valor das contratações suspeitas de irregularidades em Roraima chega a R$ 50 milhões. Dinheiro foi utilizado na aquisição de insumos médico-hospitalares básicos para combate à covid-19.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participa do programa Voz do Brasil.
Política

Governo regulamenta serviços de retransmissão de rádio

“Iniciativa do governo federal e do Ministério das Comunicações para levar emprego aos estados do Mato Grosso, TO, AM, PA, AP, AC, RO e MA”, diz ministro.

Aplicativo Caixa Tem
Economia

Caixa libera saque de auxílio emergencial para 4 milhões de pessoas

O crédito na poupança social para os beneficiários nascidos em maio foi feito no dia 5 deste mês.

vacina, Moderna, imagem ilustrativa
Internacional

Argentina e México vão produzir vacina da Oxford

Entrega é prevista a partir da primeira metade de 2021, em função dos resultados dos estudos da Fase 3 de testes e das aprovações regulatórias. Brasil também firmou acordo com a AstraZeneca.

Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Direitos Humanos

Rio: operação prende suspeitos de violência contra a mulher

De acordo com a delegada Sandra Ornellas, somente em 2019 as delegacias de atendimento à mulher no Rio indiciaram 16.703 suspeitos de violência doméstica e familiar.

O jogador Guerrero, do Internacional
Esportes

Três jogos fecham segunda rodada da Série A do Brasileirão

São Paulo, Fortaleza, Internacional, Santos, Vasco e Sport entram em campo na noite desta quinta-feira pelo nacional de futebol.