Poluição do ar dispara e supera níveis "tóxicos" em Nova Délhi

Publicado em 05/11/2018 - 11:03 Por Agência EFE - Nova Délhi

Os níveis de poluição em Nova Délhi, a capital mais poluída do mundo, dispararam nesta segunda-feira (5) até a categoria de "emergência", com registros muito superiores aos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera "tóxicos".

Segundo dados do Escritório Central de Controle de Poluição (CPCB) da Índia, a capital amanheceu com densa nuvem de poluição, com níveis de partículas PM10 que beiram os 700 pontos em algumas áreas.

O asfalto de algumas avenidas de Nova Délhi, na Índia, onde mais de 1.150 pessoas já morreram devido às altas temperaturas
Nova Délhi, na Índia - Harish Tyagi/EPA/Agência Lusa

Por volta das 14h (hora local, 6h30 em Brasília), na área de Hapur, no oeste da cidade, a concentração de partículos PM10 foi de 680 por metro cúbico, enquanto a de PM2,5 chegou a 352, segundo a CPCB, que classifica essa média como "severa emergência".

Os níveis de PM10 se multiplicaram mais de três vezes nas últimas 24 horas nesse mesmo setor, que ontem rondava os 162 pontos.

De acordo com a OMS, as concentrações de mais de 100 partículas PM10 por metro cúbico afetam grupos de risco; de 150 partículas em diante podem afetar a população em geral; e mais de 200 são prejudiciais, enquanto a partir de 300 são consideradas tóxicas.

"Isso é absolutamente aterrorizante e espantoso! Uma pessoa respira em média 23 mil vezes ao dia. É isso o que estamos respirando?", questionou no Twitter a organização ambientalista Greenpeace, que detalha que áreas da capital indiana, como Anand Vihar, registraram hoje de manhã níveis de PM10 de 885.

Nesta época do ano, as queimadas no norte da Índia e a chegada do frio fazem com que disparem os níveis de concentração de partículas nocivas no ar.

No mês passado, as autoridades proibiram, até março do próximo ano, o uso de grupos eletrogêneos e pediram para aumentar as tarifas de estacionamento e reforçar o transporte público, como medidas para enfrentar o previsível aumento da poluição no período.

A capital indiana já previa que nesta semana começaria um dos períodos de maior poluição, disparado pelo uso de fogos de artifício durante a festividade hindu de Diwali, que no ano passado atingiu uma concentração de PM10 de mil por metro cúbico.

Com cerca de 17 milhões de habitantes, Nova Délhi é uma das cidades mais populosas do mundo e a capital de país mais poluída do planeta, enquanto a Índia concentra 14 das 20 cidades mais poluídas, segundo a OMS.

Últimas notícias