Trump se reunirá com Macri, Xi, Putin, Abe e Merkel durante G20

Publicado em 27/11/2018 - 18:41 Por Agência EFE - Washington

O governo dos Estados Unidos anunciou hoje (27) que o presidente do país, Donald Trump, se reunirá com os líderes de Argentina, Alemanha, China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Rússia e Turquia durante a Cúpula do G20, nos próximos dias 30 e 1º de dezembro, em Buenos Aires.

"O presidente terá reuniões bilaterais com os presidentes da Argentina [Mauricio Macri], da Rússia [Vladimir Putin], da China [Xi Jinping], com o primeiro-ministro do Japão [Shinzo Abe] e com a chanceler alemã [Angela] Merkel", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, em entrevista coletiva.

Pouco depois, John Bolton, assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, informou que Trump também terá reuniões com os presidentes da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Bolton também informou que o encontro com Abe primeiro será apenas entre os dois líderes. Em uma segunda parte, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, se unirá à conversa entre o presidente americano e o premiê japonês.

O governo da Argentina já tinha anunciado a reunião entre Macri e Trump, mas a Casa Branca ainda não havia confirmado o encontro.

A previsão é que Estados Unidos, México e Canadá assinem em Buenos Aires a revisão do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), mas a Casa Branca não informou se Trump estará presente no evento.

Apesar de Trump ter afirmado na semana passada que se reuniria com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, Bolton afirmou que o encontro não ocorrerá por "motivos de agenda". 

Últimas notícias