Uruguai rejeita pedido de asilo do ex-presidente peruano Alan García

Publicado em 03/12/2018 - 14:55 Por Agência Brasil* - Brasília

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, rejeitou hoje (3) o pedido de asilo político feito por Alan García, ex-presidente do Peru. García alegava perseguição política, depois que foi denunciado por irregularidades envolvendo o pagamento de propinas pela empreiteira Odebrecht.

No sábado, García foi proibido por um juiz de sair do Peru por 18 meses, período em que as investigações estão em curso. Ele mora em Madri desde 2016. 

O ex-presidente peruano estava na Embaixada do Uruguai em Lima desde 17 de setembro, com um amparo provisório enquanto o caso era estudado.

A decisão tomada pelo presidente do Uruguai e pelo ministro de Relações Exteriores do país, Rodolfo Nin Novoa, sustenta-se em "considerações estritamente jurídicas" e no extenso relatório enviado pelo governo peruano, de cerca de mil páginas.

Vázquez indicou à imprensa que o caso "não é perseguição política" e acrescentou que "os três poderes do Estado operam de forma autônoma e livre no Peru, especialmente o Poder Judiciário".


*Com informações da EFE

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.