Bolsonaro, Duque e vice-presidente do Peru reiteram apoio a Guaidó

Ministra das Relações Exteriores do Canadá também estava presente

Publicado em 23/01/2019 - 19:55 Por Agência Brasil - undefined

Em Davos, na Suíça, o presidente Jair Bolsonaro concedeu hoje (23) uma declaração à imprensa ao lado do presidente da Colômbia, Iván Duque, da vice-presidente do Peru, Mercedes Araoz, e da Ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland. Em conjunto, eles reconheceram Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela e o processo de transição no país.

A reação ocorre poucas horas depois de Guaidó se declarar, durante manifestação na rua de Caracas, como presidente interino da Venezuela. Ele disse que vai promover novas eleições e também se comprometeu a anistiar militares que abandonarem o atual governo, de Nicolás Maduro.

“Nós daremos todo o apoio político necessário para que esse processo siga seu destino”, afirmou Bolsonaro, no vídeo postado na sua conta pessoal no Twitter. Mais cedo, o Itamaraty e o próprio presidente divulgaram manifestação em apoio a Guaidó.

Duque mencionou a preocupação com a população venezuelana. “[A Colômbia] acompanha o processo de transição até a democracia para que o povo da Venezuela se liberte da ditatura.” A Colômbia é o país que mais recebe pedidos de asilo e refúgio de imigrantes venezuelanos na região.

 

 Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, durante declaração conjunta sobre o Governo da  Venezuela.
Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, durante declaração conjunta sobre o governo da Venezuela - Alan Santos/ PR

Para o Peru, que proibiu a entrada do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e seus assessores, reiterou a confiança em Guaidó. “Vamos apoiar essa transição democrática com todos os países e colaborando com o povo [venezuelano].”

Agenda em Davos

Ao longo do dia, Bolsonaro se reuniu com o presidente da Suíça, Ueili Maurer, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair. O presidente janta hoje com líderes da América Latina e novamente Venezuela será o tema principal.

 

 Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante reunião Bilateral como o Presidente da Suíça, Ueli Maurer.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante reunião bilateral como o presidente da Suíça, Ueili Maurer - Alan Santos/ PR

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias