Trump reforça posição contra imigração ilegal
![Isac Nóbrega/PR O presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington (EUA).](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, reiterou a intenção de colocar a questão da segurança de fronteiras na agenda da eleição de 2020. Ele afirmou que os Estados Unidos "estão cheios", e que a imigração ilegal do México deve ser interrompida.
Trump fez o comentário nessa sexta-feira (5), durante visita à fronteira no sul do país. Ele disse, em reunião com autoridades do setor de segurança na Califórnia, que um grande aumento nas chegadas ilegais está sobrecarregando o sistema de imigração do país.
Trump inspecionou a área onde foi construído um muro para substituir a barreira anterior. Afirmou que o muro na fronteira era uma maneira barata, rápida e efetiva de interromper a migração ilegal.
Em declaração recente, o presidente americano disse que o México não está fazendo o suficiente para acabar com a entrada de drogas e criminosos nos Estados Unidos. Ele ameaçou fechar a fronteira e impor tarifas sobre produtos caso o México não adote mais medidas.
*Com informações da NHK (emissora pública de televisão do Japão)
![Logo da Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 19/12/2024 - O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, durante entrevista coletiva sobre novas entregas para a reforma agrária, balanço do MDA no biênio 2023/2024 e reforma tributária no âmbito da agricultura familiar. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/WSL Miguel Pupo avança às oitavas de final da etapa de Abu Dhabi (segunda da WSL) na repescagem, em 14/02/2025](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)