Polícia italiana prende capitã de navio de resgate de imigrantes

Publicado em 29/06/2019 - 15:36 Por Antonio Denti e Guglielmo Mangiapane - Lampedusa (Itália)

A polícia italiana prendeu neste sábado (29) a capitã alemã de um navio de resgate de migrantes que está no centro de uma disputa com o governo da Itália, depois que a embarcação atracou no porto da ilha de Lampedusa.

A embarcação Sea-Watch 3, de bandeira holandesa e operada pela instituição beneficente alemã Sea-Watch, ficou no mar por mais de duas semanas com 40 africanos resgatados a bordo. Os africanos tiveram permissão para desembarcar e foram levados para um centro de recebimento na ilha.

Após aguardar em águas internacionais por um convite da Itália ou de outro país da União Europeia em aceitação ao navio, a capitã Carola Rackete decidiu nesta semana rumar para a ilha de Lampedusa, no sul da Itália, mas foi bloqueada por embarcações do governo italiano.

Na manhã deste sábado, porém, Raquete entrou no porto e atracou em meio a uma forte presença policial.

Imagens ao vivo de TV mostraram a alemã de 31 anos sendo retirada do Sea Watch 3 por policiais alfandegários e levada de carro em meio a aplausos das pessoas que se aglomeraram no local.

Ela foi presa por “resistir a um navio de guerra”, acusação que, de acordo com reportagens da mídia local, pode resultar em uma pena de 10 anos de prisão.

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, que tem uma postura dura em relação aos navios de resgate de migrantes, disse anteriormente que somente permitiria que Rackete atracasse quando outros países da UE concordassem em asilar de imediato os refugiados a bordo do navio.

Ele disse que o Sea Watch 3 não teve permissão para atracar, colocando em risco a polícia alfandegária ao espremer uma de suas lanchas, que tentava impedir o atracamento.

* Reportagem adicional de Giuseppe Fonte, Crispian Balmer, Gus Trompiz e Douglas Busvine

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
O presidente da República, Jair Bolsonaro, fala durante a solenidade de Posse dos ministros  das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovações
Política

Bolsonaro diz a embaixador que Brasil vai ajudar o povo libanês

“O Brasil está solidário e manifestamos esse sentimento ao povo libanês. Estaremos presentes nessa ajuda àquele povo que tem alguns milhões de seus dentro do nosso país”, disse o presidente.

 A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresenta no Hospital da Criança de Brasília como parte do projeto Concertos da Saúde.
Geral

Orquestra Sinfônica de São Paulo e Masp apresentam série de concertos

Concertos vão combinar arte e música no auditório do Masp. Live será transmitida a partir das 20h no YouTube.

Austrália fecha fronteira estadual pela 1ª vez em 100 anos para deter coronavírus. Na foto, pessoas com trajes de proteção em Melbourne, Austrália
Internacional

Com aumento de mortes por covid-19, Austrália terá mais restrições

Segundo estado mais populoso da Austrália, Vitoria relatou crescimento recorde de 725 novos casos de covid-19, apesar de ter restabelecido o lockdown em Melbourne, a capital.

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.
Economia

Serviço público tem mais pessoal em trabalho remoto que setor privado

Resultados da pesquisa evidenciam desigualdade com números gerais de trabalho remoto no país com recortes também por idade, gênero, raça/cor e escolaridade, diz o Ipea.

Economia

Ecad dará descontos no pagamento de direitos autorais até 2021

Escritório é o responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores.

FILE PHOTO: Tennis - ATP 500 - Mexican Open
Esportes

Rafael Nadal desiste do US Open de Tênis por causa da pandemia

Atual campeão e Roger Federer serão as principais ausências no torneio. "Esta é uma decisão que eu nunca quis tomar, mas decidi seguir meu coração", disse o espanhol.