Guterres pede mais cooperação internacional contra tráfico humano

Publicado em 03/11/2019 - 15:22 Por RTP, emissora pública de TV de Portugal - Bancoc

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu neste domingo (3) mais cooperação internacional para evitar tragédias como a dos 39 imigrantes, possivelmente vietnamitas, encontrados mortos na semana passada em um caminhão na Inglaterra.

Em entrevista coletiva na capital da Tailândia, Guterres destacou a necessidade de organizar a migração para que seja legal e deixar assim sem "negócio" as redes de tráfico de pessoas. Guterres disse que gostaria de ver a mesma cooperação internacional para o tráfico de pessoas como a que vê contra o tráfico de drogas, porque "o tráfico de pessoas humanas é um crime mais abjeto que o de drogas".

O secretário-geral da ONU participou em Bancoc da reunião de cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que termina amanhã (4). Estão presentes à reunião bilateral Asean-ONU os líderes do bloco, bem como representantes da  China, do Japão e da Índia.

Na entrevista, Guterres ressaltou  o fato de o governo de Myanmar (antiga Birmânia) ter alcançado a "reconciliação" no estado Rakáin, no oeste do país, e a repatriação de forma segura e com dignidade dos refugiados rohinyás de Bangladesh. Os rohinyás, uma etnia não reconhecida por Myanmar, iniciou em agosto de 2017 um êxodo massivo para o vizinho Bangladesh após uma campanha militar qualificada por investigadores da ONU de "limpeza étnica" com indícios de "genocídio".

Guterres defendeu ainda o multilateralismo nas relações internacionais e instou os governos a lutar contra a crise climática, que classificou de "problema-chave" para a segurança.

A esse propósito, o secretário-geral da ONU referiu-se a um recente relatório que indica a perda de grandes zonas costeiras em 2050, devido ao aumento do nível médio do mar que afetará 300 milhões de pessoas, dos quais 70% na Ásia. "É absolutamente essencial evitar que isso ocorra", afirmou Guterres, convocando os países a usar energias renováveis, que qualificou de mais baratas e eficientes, e a deixar de construir centrais de carvão a partir do próximo ano.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
O presidente da República, Jair Bolsonaro, fala durante a solenidade de Posse dos ministros  das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovações
Política

Bolsonaro diz a embaixador que Brasil vai ajudar o povo libanês

“O Brasil está solidário e manifestamos esse sentimento ao povo libanês. Estaremos presentes nessa ajuda àquele povo que tem alguns milhões de seus dentro do nosso país”, disse o presidente.

 A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresenta no Hospital da Criança de Brasília como parte do projeto Concertos da Saúde.
Geral

Orquestra Sinfônica de São Paulo e Masp apresentam série de concertos

Concertos vão combinar arte e música no auditório do Masp. Live será transmitida a partir das 20h no YouTube.

Austrália fecha fronteira estadual pela 1ª vez em 100 anos para deter coronavírus. Na foto, pessoas com trajes de proteção em Melbourne, Austrália
Internacional

Com aumento de mortes por covid-19, Austrália terá mais restrições

Segundo estado mais populoso da Austrália, Vitoria relatou crescimento recorde de 725 novos casos de covid-19, apesar de ter restabelecido o lockdown em Melbourne, a capital.

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.
Economia

Serviço público tem mais pessoal em trabalho remoto que setor privado

Resultados da pesquisa evidenciam desigualdade com números gerais de trabalho remoto no país com recortes também por idade, gênero, raça/cor e escolaridade, diz o Ipea.

Economia

Ecad dará descontos no pagamento de direitos autorais até 2021

Escritório é o responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores.

FILE PHOTO: Tennis - ATP 500 - Mexican Open
Esportes

Rafael Nadal desiste do US Open de Tênis por causa da pandemia

Atual campeão e Roger Federer serão as principais ausências no torneio. "Esta é uma decisão que eu nunca quis tomar, mas decidi seguir meu coração", disse o espanhol.