Ataque aéreo russo mata oito civis em aldeia no noroeste da Síria

Desse total cinco crianças foram mortas, disse observatório sírio

Publicado em 24/12/2019 - 16:36 Por RTP (emissora pública de televisão de Portugal) - -

Pelo menos oito civis, entre os quais cinco crianças, foram mortas ontem (23), após ataques aéreos russos em uma aldeia no noroeste da Síria, abrigo de deslocados. A informação é de Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

De acordo com a organização não-governamental, os ataques visaram a aldeia de Joubass, no sul da província de Idleb, matanto civis deslocados, que tinham se abrigado numa escola e junto a esse edifício.

As forças do regime sírio, com o apoio da aviação russa, têm intensificado os bombardeamentos na região, ao mesmo tempo que decorrem violentos combates no terreno contra grupos jihadistas e rebeldes.

Cerca de 80 civis foram já mortos em consequência desta nova escalada de combates.

A Turquia disse hoje que se encontra em conversações com a Rússia para obter um novo cessar-fogo em Idleb, advertindo que estes combates violam uma trégua em vigor desde agosto.

"Estes bombardeamentos devem cessar imediatamente", explicou o porta-voz da presidência turca, Ibrahim Kalim, em entrevista à imprensa acompanhada pela agência France Press.

Também a Unicef se manifestou alarmada com o "peso da intensificação" da violência.

As forças do regime sírio retomaram o controle de 40 vilas e aldeias em área de 320 quilômetros quadrados numa ofensiva que acontece desde a última quinta-feira (19). De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo Exército sírio, a meta é avançar até que a província de Idleb esteja "limpa de terroristas e dos seus apoiantes".

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias