Brasil e Cabo Verde intensificam relações comerciais e de segurança

Cabo Verde pode ser ponte para atingir toda a África, diz chanceler

Publicado em 09/12/2019 - 12:03 Por José Romildo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Brasil e Cabo Verde decidiram aprofundar os vínculos bilaterais nas áreas de segurança, defesa, comércio e cultura, anunciou hoje (9), o chanceler Ernesto Araújo, após um encontro com o ministro de Negócios Estrangeiros do país, Luís Filipe Tavares, na cidade de Praia, capital da nação africana. O ministro brasileiro também encontrou-se com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

O ministro Luís Filipe Tavares reafirmou o interesse de Cabo Verde em aprofundar as relações entre os dois países. “A África é, hoje, a noiva do mundo. Americanos, russos, chineses, europeus, Brasil também, querem reforçar as relações com esse continente. Cabo Verde quer levar o anel do Brasil para o casamento com a África”.

viagem do chanceler Ernesto Araújo à África
Chanceler Ernesto Araújo com o ministro Luís Filipe Tavares - Divulgação/MRE

Cabo Verde, nação localizada em um arquipélago vulcânico perto da costa noroeste da África, foi o primeiro país a ser visitado na viagem iniciada ontem (8) pelo chanceler Ernesto Araújo por nações da África Ocidental. Os próximos países a serem visitados são Senegal, Nigéria e Angola.

O objetivo do périplo do ministro é implementar acordos nas áreas de segurança, defesa, comércio e investimentos. O chanceler deverá retornar ao Brasil em 13 de dezembro. “Estamos semeando iniciativas muito interessantes, identificando oportunidades em aumentar os investimentos, o comércio e o turismo” disse o chanceler brasileiro.

De acordo com Ernesto Araújo, Cabo Verde pode ser ponte para o Brasil para atingir toda a África em qualquer área de cooperação. “O Brasil está em um bom momento de abertura econômica. O papel de Cabo Verde é contribuir para uma nova parceria com a África”, disse

Cooperação

Outro ponto discutido pelos ministros foi a intensificação das relações visando defender a costa marítima próxima aos países da África Ocidental. Por iniciativa do Brasil, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, em 1986, uma resolução com o objetivo de defender e aproveitar o potencial socioeconômico dessa área do Atlântico Sul, que está sujeita a ataques de piratas e gangs que assaltam navios.

O ministro Luís Filipe Tavares disse que, no encontro que teve com Ernesto Araújo, o chanceler brasileiro manifestou o desejo de “reavivar” a cooperação com Cabo Verde nessa área.

Edição: Fernando Fraga

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
 Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Prossegue combate a incêndio florestal na Serra dos Órgãos

Hoje é o quarto dia consecutivo que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro atua no combate ao incêndio florestal de grandes proporções no Parnaso.

medicina, hospital, centro cirúrgico, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar
Educação

Governo de SP autoriza retomada dos cursos na área da Saúde

Segundo o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, o objetivo da volta das atividades em cursos da área de saúde é "garantir a formação médica”.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, durante aula magna sobre o tema Educação e Democracia: Perspectiva 2018, na abertura do curso da pós-graduação Lato Sensu em Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo.
Justiça

Fux convoca audiência sobre horário de funcionamento de tribunais

A reunião está prevista para 2 de outubro e será mais uma tentativa de resolver o conflito que envolve advogados e os tribunais.

Saúde

Pesquisadores desenvolvem tecido capaz de matar o vírus da covid-19

O tecido está sendo produzido no Laboratório de Engenharia de Superfícies da Coppe/UFRJ e tem por objetivo oferecer maior proteção aos profissionais da área de saúde.

70th Anniversary Grand Prix
Esportes

Mercedes é a mais rápida em treinos para GP dos 70 anos da F1

Em Silverstone, equipe alemã faz dobradinha, com Hamilton em primeiro e Bottas em segundo. Australiano Daniel Ricciardo surpreende e fica com terceira melhor marca.

Internacional

Avião sofre acidente na Índia e ao menos 2 pessoas podem estar mortas

A fuselagem do avião se partiu quando a aeronave caiu em um barranco após ultrapassar a pista de pouso. Entre tripulantes e passageiros, o avião tinha 191 pessoas a bordo.